Técnicos da Emater discutem novidades da fruticultura no Norte de Minas

Região é grande produtora de frutas como banana, manga e uva

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural de Minas Gerais (Emater-MG) promove, a partir desta terça-feira (21/11), em Nova Porteirinha, no Norte do estado, capacitação em fruticultura voltada para 20 profissionais da instituição estadual que atuam na região.

Durante três dias, eles irão participar de palestras com especialistas da própria Emater-MG, da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) e da Universidade Estadual de Montes Claros (Unimontes). 

“A fruticultura é uma atividade que exige muita tecnologia. Será um momento de atualizar os técnicos para que eles possam repassar as informações aos produtores”, explica o coordenador estadual de Fruticultura da Emater-MG, Deny Sanábio.

Ele será responsável pelas palestras “Rastreabilidade e Certificação: Exigências de mercado” e “Greening, a pior doença da citricultura”.

Mercado 

Sanábio lembra que o Norte de Minas é um importante polo produtor de frutas de Minas Gerais.

“Trata-se de região de relevância na produção de frutas. Temos dois grandes projetos de irrigação. Um deles é o Jaíba, com área empresarial e outra de agricultura familiar, com atuação da Emater-MG. O outro projeto é o Gorutuba, em Nova Porteirinha, com grande área de produção, além da região de Pirapora”, afirma.

Os polos de produção do Norte de Minas são dependentes dos sistemas de irrigação, produzem frutas que se adaptam bem a altas temperaturas e de grande aceitação no mercado consumidor. 

“O destaque é o cultivo de banana, que tem um peso significativo na produção estadual. Também há expressivos plantios de manga, goiaba e uva, com alta produtividade”, diz o coordenador da Emater-MG.

Temas

Serão abordados nove temas durante o encontro para os técnicos da Emater-MG. Entre eles “A produção de fruteiras de clima temperado no seminário mineiro”,
“Estratégias de irrigação para convivência com o semiárido” e “Manejo da indução floral em mangueiras”. 

No último dia, também está prevista visita técnica a uma propriedade.

A capacitação será realizada na Fazenda Experimental da Epamig, em Nova Porteirinha.



Últimas