SUS-MG é tema de palestra na Expo-Hospital Brasil

Secretário de Estado de Saúde falou sobre a política hospitalar em Minas Gerais durante o evento realizado em Belo Horizonte

O secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, ministrou palestra na abertura da Expo-Hospital Brasil sobre a gestão hospitalar no âmbito do SUS no estado.

Baccheretti falou sobre a rede assistencial em Minas e pontuou os desafios enfrentados pela secretaria na gestão hospitalar do estado. “Nosso papel, enquanto Secretaria de Estado de Saúde, é construir políticas públicas que possibilitem os resultados que a população demanda. Dessa forma, a nossa intenção é de que o paciente seja plenamente atendido em seu território, seja na micro ou na macrorregião, e que se evite ao máximo a sua movimentação fora do seu território. Essa é uma diretriz máxima do SUS”, destacou o secretário.

SES-MG / Divulgação

Considerando que Minas Gerais tem 853 municípios, a organização da rede assistencial é dividida em 89 microrregionais e 14 macros, seguindo a regionalização da saúde.

O secretário explicou que as diferentes realidades encontradas no estado, tanto no que se refere ao número de prestadores quanto ao número de profissionais, representam um grande desafio. “Por isso, a política hospitalar da SES-MG é baseada em três grandes eixos: classificação da rede hospitalar, fomento da produção e melhoria da gestão. Ou seja, precisamos identificar os hospitais classificados como referência em especialidades específicas, estimular a produção (atendimentos) por parte dos prestadores e qualificar a gestão e organização de toda a rede assistencial. Detalhados esses três eixos, destacamos que no centro dessa estrutura, está o paciente, que é o nosso foco”, pontua.

O evento Expo-Hospital Brasil, voltado para diretores e gestores de hospitais e clínicas, secretários municipais de saúde, entre outros profissionais da área, foi realizado presencialmente, entre os dias 23 e 25/8, no Expominas.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.