Startups podem receber da Cemig até R$1,6 milhão para financiar projetos

Programa Inova Cemig.Lab busca selecionar iniciativas que desenvolvam soluções inovadoras para desafios reais. Inscrições terminam no próximo domingo (28/04)

As startups interessadas em participar do Inova Cemig.Lab, maior programa de inovação aberta do mercado elétrico nacional, têm até o próximo domingo (28/4) para realizar a inscrição. A iniciativa busca aproximar a Companhia das startups e do ecossistema empreendedor para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis para o setor elétrico brasileiro. O edital completo e a ficha de cadastro no programa podem ser encontrados, além de outras informações, no site específico do Inova Cemig.Lab.

Por meio do Inova programa, as empresas enquadradas como startups podem submeter propostas de desenvolvimento e validação de soluções inovadoras às situações reais apresentadas pela companhia. Neste primeiro ciclo, a empresa listou 14 desafios. São temas estratégicos focados na digitalização das operações da Cemig e do setor elétrico. As startups que forem selecionadas receberão apoio financeiro de até R$ 1,6 milhão para o desenvolvimento da proposta. O objetivo é que ao final do programa as soluções aprovadas sejam comercializadas.

Para o diretor de Estratégia e Inovação da Cemig, Maurício Dall’Agnese, a realização da iniciativa é uma boa possibilidade para o ecossistema empreendedor, não só o de Minas Gerais, mas como de todo o país. “O programa é uma grande oportunidade para as startups que desejam estar à frente de desafios estratégicos do setor elétrico brasileiro. A iniciativa vai permitir que elas mostrem suas propostas e soluções inovadoras. Queremos apoiar esses empreendimentos. O Inova Cemig.Lab é símbolo do nosso compromisso com inovação, sustentabilidade e transição energética", ressaltou.

Cronograma

O Inova Cemig.Lab está dividido em cinco etapas: Candidatura, Pitch Online, Bootcamp, Pilotos das startups selecionadas (POCs) e o Demoday. Essas 5 etapas serão distribuídas durante 18 meses, tempo de desenvolvimento do programa. Com o fim das inscrições no próximo domingo (28/4), o encontro para a apresentação das soluções está previsto para o dia 16/5.

As propostas selecionadas avançam para a próxima fase. O Bootcamp será em 10/6 e contará com uma imersão de treinamentos dinâmicos e interações entre as startups e as equipes técnicas da Cemig. Já em 15/7, acontecem as demonstrações práticas em ambiente real de aplicação da solução. E, nos meses seguintes, com data a definir, acontecerá o encontro final do programa para que as startups que desenvolveram as Provas de Conceito (POCs) possam apresentar publicamente o que foi desenvolvido e os resultados alcançados.

De acordo com o gerente de Inovação Aberta da Cemig, Guilherme Amaral, o programa vai expandir as iniciativas inovadoras da Cemig, impulsionando as novas tecnologias de maneira estratégica. “Procuramos com a iniciativa, por meio do desenvolvimento tecnológico, obter soluções que possam gerar resultados no ecossistema de inovação e no setor energético”, resumiu.

Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação

Inova Cemig.Lab integra o Programa de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação da Cemig e o PDI Aneel. O programa é operado pela Beta-i Brasil, consultoria global de inovação colaborativa, e será estruturado em ciclos, regidos por editais que apresentarão os desafios em busca de soluções inovadoras de startups.