Sociedade pode ajudar na criação do Currículo Referência do Ensino Médio

Consulta pública da Secretaria de Estado de Educação será realizada entre os dias 1 e 17 de novembro

A versão preliminar do Currículo Referência do Ensino Médio de Minas Gerais já está disponível, em consulta pública, para que os mineiros possam participar da discussão e apresentar suas contribuições, sugestões, dúvidas e questionamentos. Elaborado em sintonia com as diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC), o documento fica disponível para as considerações da população até o dia 17 de novembro.

Para participar da consulta, é necessário fazer um cadastro na plataforma e acessar os links para cada área de conhecimento:

- Matemática e suas tecnologias;
Linguagens e suas tecnologias;
- Ciências Humanas e Sociais Aplicadas;
Ciências da Natureza e suas tecnologias.

A subsecretária de Desenvolvimento de Educação Básica, Geniana Guimarães Faria, destaca que é muito importante o envolvimento de toda a comunidade escolar na elaboração do Currículo Referência de Minas Gerais para o ensino médio.

"Esse é um documento que deve expressar o desejo de toda a sociedade mineira. É nossa grande oportunidade de fazer considerações e pensar qual educação queremos para os nossos jovens. Esperamos uma participação bastante ampliada e diversa, com olhares que expressem um documento mineiro”, reforça Geniana.

Os participantes da consulta pública poderão, por exemplo, sugerir retirada ou acréscimo de conteúdos. As sugestões aditivas deverão ter como objetivo sugerir o acréscimo de novas habilidades ou de modificações nos descritores das habilidades. Já as supressivas (parciais ou totais) terão como objetivo sugerir a exclusão de habilidades ou descritores de habilidades, desde que não estejam previstos na BNCC.

A partir das novas contribuições coletadas, será elaborada a versão final a ser encaminhada para validação e normatização no Conselho Estadual de Educação (CEE).

Guia para participação

Para auxiliar a sociedade na participação da consulta pública, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) elaborou um Guia para Participação. No documento, os interessados podem conhecer mais sobre o processo de criação da versão preliminar e assistir a um tutorial de navegação na Plataforma On-line de Consulta Pública.

Versão preliminar

Para elaboração do documento, no início de 2019, foram selecionados 18 redatores pela SEE e a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG). Todos eles são educadores com experiência na rede de ensino pública estadual e municipal, e tiveram a oportunidade de participar de formações realizadas pelo Ministério da Educação (MEC).

Os estudantes mineiros também participaram do processo. Em setembro, foi realizado em Minas Gerais o “Dia do Currículo”, que contou com a participação de escolas estaduais e municipais. Durante a ação, os alunos responderam ao Questionário de Escuta para um Novo Ensino Médio. Foi um momento de reflexão e engajamento que contou com a participação de 798 municípios, 3.571 escolas e 151.415 respostas ao questionário.

Ao responderem ao questionário, os estudantes demonstraram preferência por adquirir maior autonomia e flexibilidade em seus estudos, além de anseio por serem apoiados pelos educadores na escolha dos caminhos que irão trilhar após a conclusão do ensino médio.

Educação infantil e fundamental

Em dezembro de 2018, foi homologado o Currículo Referência de Minas Gerais para a educação infantil e ensino fundamental. O documento foi elaborado a partir da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e é o resultado da revisão dos currículos de todas as redes educacionais mineiras e de um trabalho em regime de colaboração.

​O ano de 2019 é de transição e dedicado à formação dos profissionais da Educação e estudo do Currículo Referência. Já em 2020, ele estará efetivamente nas escolas.