Sistema Prisional recebe o Selo Amigo do Hospital da Baleia

Esta é a primeira vez que o Estado obtém a chancela pelos serviços prestados por detentos

imagem de destaque
Ações de apoio do Sistema Prisional mineiro continuarão neste ano
  • ícone de compartilhamento

O Governo de Minas Gerais, a partir do trabalho desenvolvido pela Administração Prisional, recebeu o Selo Empresa Amiga do Hospital da Baleia 2018. A honraria foi concedida em reconhecimento às ações desenvolvidas de responsabilidade social, com a utilização da mão de obra de aproximadamente 100 detentos da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

As atividades envolveram várias frentes de trabalho: fabricação de móveis, brinquedos, roupas de cama e uniformes; prestação de serviços de manutenção, mecânica, construção civil e jardinagem. Há, ainda, doação de verduras e legumes plantados na horta do Complexo Penitenciário Nelson Hungria, para enriquecer o cardápio de pacientes e funcionários do Hospital da Baleia.

Crédito: Dirceu Aurélio

Para o secretário de Segurança Pública, general Mario Lucio de Araujo, que também responde pela Administração Prisional, receber o selo representa grande orgulho para todos os servidores. “A parceria é uma dupla vitória, primeiro pelo apoio a uma instituição que presta um serviço maravilhoso à população mineira, especialmente às crianças com câncer, em segundo lugar pela oportunidade para os detentos de se preparem melhor para o retorno à sociedade”, enfatiza.

A parceria foi estabelecida e funciona por meio da Subsecretaria de Humanização do Atendimento ao Preso, a partir da proposta de um agente de segurança penitenciário. Durante visitas frequentes ao hospital, o agente vislumbrou a oportunidade para o Sistema Prisional  ofertar serviços de manutenção para a instituição.

O selo foi recebido em função dos serviços e bens oferecidos no último ano, mas as ações continuarão em 2019, com o apoio de cada vez mais serviços prestados pelo Sistema Prisional mineiro.

“Acreditamos que a parceria terá vida longa, pois ela vai ao encontro do princípio que rege nossas ações, a inclusão social. Os benefícios são concretos, tanto para nossos pacientes e a instituição quanto para os detentos”, destacou a diretora-presidente da Fundação Benjamin Guimarães, Tereza Guimarães Paes, entidade mantenedora do Hospital da Baleia.

O Hospital da Baleia é filantrópico, com atendimento a pacientes de 82% dos municípios mineiros. Neste ano, a unidade comemora 75 anos de funcionamento.

Serviços

Os legumes e verduras encaminhados semanalmente ao hospital são produzidos no Complexo Penitenciário Nelson Hungria, em Contagem. Vinte detentos da unidade prisional cultivam, de segunda a sexta-feira, mais de meia tonelada de alimentos, em um terreno de 2.000 metros quadrados.

A produção ainda conta com o apoio da Emater, empresa que presta assistência técnica a agricultores mineiros. Semanalmente, um engenheiro agrônomo vai ao complexo e dá consultoria para os detentos. Além das aulas práticas a Emater também disponibiliza material didático.

O Centro de Remanejamento do Sistema Prisional (Ceresp) Gameleira, em Belo Horizonte, também está enviando parte da sua produção de hortaliças. A unidade prisional já doa alimentos para outras instituições filantrópicas e mensalmente envia cerca de 50 kg desses produtos ao hospital.

Presos da Seap também prestam serviços de manutenção e produzem móveis e brinquedos para o hospital. Já foram reformadas 40 cadeiras de rodas e entregues 120 brinquedos para as brinquedotecas e salas de espera do Baleia.



Últimas