Sisema tira dúvidas de produtores rurais

Licenciamento, intervenções em vegetação e outorga de uso de água foram alguns temas tratados nos municípios de Ladainha e Araguari

Cerca de 200 pessoas compareceram aos eventos realizados simultaneamente nas duas cidades

Os municípios de Ladainha, no Vale do Mucuri, e Araguari, no Triângulo Mineiro, receberam na quarta-feira (23/10) a segunda edição do programa “Diálogos com o Produtor Rural”, iniciativa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) que busca apoiar e orientar o agronegócio para a prática de ações sustentáveis. Cerca de 200 pessoas participaram dos eventos realizados simultaneamente nas duas cidades.

Desenvolvido em parceria com a Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o programa visa identificar e dar respostas às dúvidas do setor agropecuário, referentes à legislação e serviços ambientais, como licenciamento, outorga de uso de água, intervenções em vegetação entre outros. Além disso, nas ações nas duas cidades, também foram sanadas questões específicas sobre extensão rural e agronegócio.

Araguari

Após sediar a primeira edição do “Diálogos com o Produtor Rural”, no final de setembro, evento que contou com a presença do governador Romeu Zema, o município de Araguari recebeu nessa quarta-feira (23/10) a segunda rodada do programa. De acordo com a superintendente regional de Meio Ambiente do Triângulo Mineiro e Alto Paranaíba, Kamila Alves, a maioria das orientações foi relacionada à formalização do requerimento de licença ambiental, intervenção em Áreas de Preservação Permanente (APPs), cortes de árvores isoladas e regularização de reserva legal.

Além do atendimento personalizado, a Diretoria de Fiscalização da Regional apresentou uma pequena palestra sobre Licenciamento Agrossilvipastoril, atividade que associa o plantio de árvores a cultivos agrícolas e pecuária, aliando conservação ambiental e aumento de produtividade no campo. Na oportunidade, foram discutidos os principais problemas enfrentados por equipes de fiscalização e as informações pertinentes ao produtor rural para manter a propriedade regularizada.

“Atividades como essa aproximam o poder público do cidadão, promovendo maior acesso aos serviços prestados pelos órgãos ambientais. Estamos avaliando a possibilidade de realizar mensalmente ações nesse sentido na região”, disse Kamila Alves.

O produtor rural Jaime Bataglini participou do evento e aprendeu sobre medição de poços artesianos e uso insignificante de água. Técnicos do Instituto Mineiro de Gestão das Águas (Igam) o orientaram com relação às melhores práticas de aferição do volume e capacidade dos poços mantidos nas fazendas dele, localizadas na zona rural de Araguari.

“Mantenho em uma das minhas propriedades captação de água não apenas para irrigação de plantio e dessedentação animal, mas também para consumo humano. Por isso, preciso entender todo o processo para manter minha captação regular. Fui muito bem atendido e seguirei as orientações fornecidas pelos técnicos”, disse.

Ladainha

Inserida na Área de Proteção Ambiental (APA) Alto do Mucuri, a maior de Minas Gerais, Ladainha tem 75% da população residente na zona rural. Durante o evento, técnicos do Sisema fizeram cerca de 50 atendimentos diretos, abordando informações relacionadas a limpeza de pastagem, outorga para uso de água, multas aplicadas e fiscalização.

“O retorno que tivemos foi o melhor possível. O programa mostra ser necessário ao empreendedor rural para aliar atividades ambientalmente sustentáveis, como manejo correto do solo, manutenção e conservação dos recursos hídricos, à rotina produtiva”, afirma o supervisor da Unidade Regional de Florestas e Biodiversidade (URFBio) Nordeste do Instituto Estadual de Florestas (IEF), Luiz Cláudio Pena.

A próxima edição do “Diálogos com o Produtor Rural” será em Montes Claros, no Norte do estado, em 7/11. Em novembro devem ocorrer ainda outros dois eventos na região do Jequitinhonha e Mucuri: um Almenara, em 13/11, e um em Medina, em 20/11.