SES-MG inicia Campanha Nacional de Multivacinação na segunda-feira (8/8)

Crianças e adolescentes terão a oportunidade de ficar em dia com as vacinas do Calendário Nacional de Vacinação

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inicia, na segunda-feira (8/8), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e a Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação de menores de 15 anos de idade. As campanhas ocorrem em todo o país e seguem as recomendações do Programa Nacional de Imunizações (PNI). Os imunizantes estarão disponíveis de 8/8 a 9/9 nas Unidades Básicas de Saúde de todo o estado. O dia D de mobilização nacional será em 20/8. É necessário consultar o calendário de vacinação de cada município e levar o cartão de vacina.

De acordo com Josianne Dias Gusmão, coordenadora estadual do Programa de Imunizações da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), a ação deve contribuir para o aumento das coberturas vacinais em todo o Brasil, além de proteger a população contra as doenças imunopreveníveis e reduzir os bolsões de não-vacinados. “As campanhas têm como objetivo evitar a reintrodução do poliovírus no país, aumentar as coberturas vacinais e estimular a atualização do cartão de vacina de crianças e adolescentes até os 15 anos de idade”, explica.

A SES-MG destaca que as vacinas contra Influenza e covid também foram incluídas na Campanha de Multivacinação. Sendo assim, as crianças com 3 anos ou mais também poderão ser imunizadas, simultaneamente às demais vacinas da campanha, contra as duas doenças.

Desde 2019, nenhuma vacina do calendário infantil atingiu a meta preconizada pelo Ministério da Saúde. O mesmo ocorre com as vacinas HPV, febre amarela e hepatite B, entre outras destinadas aos adolescentes, adultos e idosos. Este cenário foi intensificado pela pandemia de covid-19, o que gera ainda mais alerta pois a baixa adesão às vacinas tem reflexo direto na saúde dos brasileiros. Exemplos são aumento de infecções por pneumococo, reintrodução da transmissão do sarampo no país e surtos de febre amarela, além do risco do surgimento de doenças que, até então, eram controladas.

“A vacinação é a melhor forma de prevenir e evitar casos graves de doenças como a paralisia infantil, sarampo ou mesmo a covid. As vacinas salvam vidas, são seguras e certificadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa)”, ressalta Josianne Gusmão.

Poliomielite

Em 1994, a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) certificou o Brasil como área livre de circulação do poliovírus. Entretanto, desde 2015 o país registra queda expressiva na cobertura vacinal contra a poliomielite ou paralisia infantil. É importante ressaltar que essa é uma doença contagiosa aguda, causada por vírus, que pode infectar crianças e adultos e, em casos graves, acarretar paralisia nos membros inferiores.

Em 2018, a cobertura vacinal contra a doença em Minas Gerais superou a meta e ficou em 97,8%. Nos anos de 2019, 2020 e 2021 os números caíram para 88,5%, 86% e 75,4%, respectivamente. O levantamento preliminar elaborado pelo Ministério da Saúde (MS) aponta que cerca de 1,2 milhão de crianças menores de 5 anos devem se vacinar contra a poliomielite no estado este ano.

De acordo com a orientação do MS, crianças menores de 1 ano (11 meses e 29 dias) devem ser imunizadas conforme a situação vacinal encontrada para esquema primário, seguindo as indicações do Calendário Nacional de Vacinação, com a Vacina Inativada Poliomielite (VIP). As crianças de 1 a 4 anos, que já tenham recebido as três doses de VIP, do esquema básico, devem ser vacinadas com a Vacina Oral Poliomielite (VOP).

Multivacinação

A Campanha Nacional de Multivacinação para Atualização da Caderneta de Vacinação é voltada para crianças e adolescentes menores de 15 anos de idade (14 anos, 11 meses e 29 dias) que não tenham sido vacinados ou que estejam com os esquemas vacinais incompletos. As vacinas estarão disponíveis em todos os postos de saúde do estado. Serão disponibilizados os seguintes imunizantes:

• BCG
• Hepatite A
• Hepatite B
• Penta (DTP/Hib/ Hep B)
• VIP – Vacina Poliomielite 1, 2, 3 (inativada)
• VOP – Vacina Poliomielite 1 e 3 (atenuada)
• VRH (Vacina Rotavírus Humano)
• Pneumocócica 10 valente
• Meningocócica C (conjugada)
• Febre Amarela
• Tríplice viral (Sarampo, caxumba e rubéola)
• DTP (Difteria, tétano e pertussis)
• Varicela
• dT (difteria, tétano)
• Meningocócica ACWY
• HPV
• Influenza
• Covid
 
Dia D da vacinação

O dia 20/8 foi escolhido como o dia “D” de divulgação e mobilização nacional para a vacinação. Nesta data, todas as Unidades Básicas de Saúde do país estarão funcionando para viabilizar a imunização do público-alvo das campanhas de Poliomielite e de Multivacinação. É importante destacar que estados e municípios têm autonomia para definir outras datas de mobilização para a vacinação, em conformidade com a realidade local.

Para mais informações sobre as Campanhas Nacionais de Vacinação contra a Poliomielite e de Multivacinação busque a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência. Vacinas salvam vidas. 

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas