SES-MG e prefeitura de Conselheiro Lafaiete discutem perfil assistencial do hospital regional

Expectativa é de que as obras sejam retomadas em janeiro de 2023

SES-MG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) participou, na quinta-feira (10/11), da apresentação de um estudo técnico que definirá o perfil assistencial do Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete, na região Central do estado. Durante o encontro, realizado na prefeitura da cidade, o secretário adjunto, André dos Anjos, apresentou o documento que foi elaborado com a participação dos secretários de saúde de todos os municípios da macro e microrregião de atuação.

A intenção é vocacionar os serviços a serem prestados pelo hospital regional de acordo com a demanda existente atualmente para evitar possíveis vazios assistenciais no território. Essa discussão vem sendo feita de forma integrada com os secretários de saúde da região e técnicos da SES-MG. Na próxima etapa, cabe ao município analisar e decidir se vai optar pelo perfil sugerido pelo estudo ou apresentar sugestões para acrescentar ou substituir a proposta.

O estudo da SES prevê serviços de média e alta complexidade, como clínica médica neurológica e cardiológica; ambulatório de doenças respiratórias; cirurgia geral, entre outros. Até janeiro de 2023, a avaliação deverá estar concluída pela prefeitura de Conselheiro Lafaiete para que a secretaria inicie o processo de aquisição dos equipamentos necessários para a operação do hospital.

Além da conclusão das obras, o Estado vai equipar o hospital e garantir os recursos para a operação nos três primeiros anos. A gestão será feita por concessão à entidade filantrópica de direito privado sem fins lucrativos, através de licitação.

O prefeito de Conselheiro Lafaiete, Mário Marcus assumiu o compromisso de avaliar e definir qual modelo será escolhido e ressaltou o empenho do Governo de Minas para finalizar a obra. “Agora vamos reunir a nossa equipe para que possamos ver dentro dessa proposta os serviços que serão atendidos no hospital. Vimos a disposição do atual governo com ações concretas para a retomada e conclusão do hospital regional”, afirmou.

SES-MG / Divulgação

Para o secretário de Estado de Saúde, Fábio Baccheretti, essa é uma etapa importante para o processo de implantação dos hospitais regionais. “Estamos aqui discutindo algo muito importante, que é a vocação e operação da unidade hospitalar, entendendo a necessidade da região para que o hospital consiga suprir. Esta foi a primeira visita, das seis que faremos aos municípios que terão hospitais regionais. Mas a nossa expectativa é de que em Conselheiro Lafaiete, as obras sejam retomadas em janeiro de 2023”, reforçou o secretário.

Participaram ainda da reunião o superintendente Regional da Macrorregião de Barbacena, Renato Soares dos Reis, a superintendente de Redes de Atenção à Saúde da SES, Amanda Guias e a equipe técnica responsável pela elaboração do estudo.

Hospitais regionais

O Hospital Regional de Conselheiro Lafaiete teve suas obras iniciadas em 2010 e em dezembro de 2012 foram suspensas com 44% dos trabalhos concluídos. A estrutura conta com mais de 8 mil metros quadrados, com possibilidade de expansão. Originalmente, estão projetados 97 leitos, sendo 77 para internação e 20 de CTI. Na terça-feira (8/11), foi feita a abertura de propostas para a conclusão das obras, que agora estão em fase de análise.

A fonte de recursos para a conclusão das obras dos seis hospitais regionais é oriunda do Acordo Judicial feito pelo Governo de Minas com a mineradora Vale, com intermediação do TJMG, Ministério Público entre outros órgãos, após a tragédia de Brumadinho. O valor total dos investimentos gira em torno de R$ 985 milhões. Já o Hospital Regional de Governador Valadares será contemplado com recursos do acordo firmado com a Samarco, em decorrência do acidente ambiental ocorrido em Mariana, em 2015.