Servidores da rede estadual iniciam Trilhas de Futuro Educadores na Universidade Federal de Lavras 

Curso de Educação Inclusiva e Especial  e de Neurociências Aplicada à Educação estão sendo disponibilizados gratuitamente por meio do projeto de incentivo à formação continuada do Governo de Minas  

  • ícone de compartilhamento

Servidores da rede estadual já começaram as atividades dos cursos criados em parceria entre Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG) e Universidade Federal Lavras (Ufla), como parte do programa Trilhas de Futuro Educadores. A iniciativa do Governo do Estado disponibiliza gratuitamente especialização, mestrado e doutorado aos profissionais.

Ufla / Divulgação

A aula inaugural de dois cursos lato sensu voltados para a Educação Básica foi realizada nessa quarta-feira (5/10). Na Ufla, as atividades de Educação Inclusiva e Especial com 150 matriculados de 85 cidades mineiras. Já as do curso de Neurociências Aplicadas à Educação envolvem 122 matriculados, representando 63 municípios do estado. Eles são ministrados na modalidade de educação a distância (EAD). 

“Esse é o pontapé inicial para cursos que são de extrema importância e estão alinhados em se tratando da ciência da aprendizagem, em especial neste momento tão desafiador para a Educação Básica. Agradeço a toda a equipe da Ufla e o carinho com o Trilhas do Futuro Educadores. Este é o maior projeto de formação continuada da América do Sul e contempla todos os profissionais da rede estadual efetivos e estáveis nas carreiras da Educação”, destaca a secretária adjunta da SEE/MG, Geniana Guimarães Faria, que acompanhou a aula inaugural.   A ação inicial ainda contou com a participação dos coordenadores e professores dos novos cursos, do superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues; e do reitor da Ufla, João Chrysostomo de Resende. 

“É um prazer essa parceria com a SEE/MG. Temos com certeza uma vida longa nesta caminhada e quem ganha é a sociedade. Iniciamos uma parceria com o governador, com relação ao apoio à Universidade, e faço um elogio a essa situação”, pontua o reitor João de Resende.  

Mestrado

Há a previsão de começar em novembro, também, o curso stricto sensu Mestrado em Educação, que disponibilizará 50 vagas. Atualmente, o processo seletivo se encontra em fase final na Ufla. 

“Que nossos servidores tenham o melhor aproveitamento possível dessa iniciativa que foi pensada para a rede estadual de ensino. Temos uma expectativa muito grande neste estreitamento de relação entre a Educação Básica e a Educação Superior, este é um ótimo caminho”, ressalta o superintendente de Desenvolvimento e Avaliação da SEE/MG, Paulo Henrique Rodrigues.

Trilhas de Futuro Educadores 

O Trilhas de Futuro Educadores é um projeto de Formação Continuada e Desenvolvimento Profissional dos Servidores da Educação do Governo do Estado de Minas Gerais que oferta, gratuitamente, vagas nos cursos de pós-graduação lato sensu (especialização e MBA), na modalidade EAD, e stricto sensu (mestrado e doutorado), nas modalidades presencial, semipresencial/híbrida e EAD. O projeto é destinado aos servidores que atendem os critérios de participação, contidos no artigo 4º da Resolução SEE nº 4.707/2022, profissionais de cargo efetivo e estável das carreiras da Educação Básica da SEE/MG.  

 



Últimas