Seplag-MG debate sustentabilidade e inovação em congresso nacional de Administração Pública

Pasta apresentou trabalhos de Minas Gerais no Consad Express, em Manaus

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou a experiência do Governo de Minas Gerais no Consad Express Manaus, nas últimas quinta (15/6) e sexta-feira (16/6), na capital do Amazonas. O evento é organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Estado da Administração (Consad) e teve como tema desta edição "Sustentabilidade e inovação na pauta da Gestão Pública brasileira".

A equipe mineira foi representada pela secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto, além de integrantes do Centro de Serviços Compartilhados (CSC), da Subsecretaria de Governança Eletrônica e Serviços (Subgoves) e da Superintendência de Planejamento, Gestão e Finanças (SPGF). 

Secretários de Administração de todo o país discutiram pautas como inovação nos serviços públicos, gestão de patrimônio imobiliário, cooperação federativa, compras públicas e o papel das Escolas de Governo para fortalecer o Estado. Eles participam de painéis, debates e workshops que buscam tornar a gestão pública brasileira mais sustentável. 

Transformação digital

Uma novidade nesta edição do Congresso foi a criação do subgrupo de trabalho sobre segurança cibernética, com integrantes do GTD.gov - o Grupo de Transformação Digital dos Estados e do Distrito Federal criado pelo Consad e pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC). A Seplag-MG e a Companhia de Tecnologia da Informação do Estado de Minas Gerais (Prodemge) apresentaram as iniciativas tomadas por Minas Gerais em um painel com representantes da Bahia, Rio Grande do Sul e Amazonas.

“O Governo de Minas Gerais tem participado ativamente do GTD.gov desde o seu lançamento, em 2019. A criação do Subgrupo de Segurança Cibernética será um excelente espaço de debate entre os estados e o governo federal, em um tema de grande relevância e urgência no contexto de transformação digital atual”, destacou o subsecretário de Governança Eletrônica e Serviços da Seplag-MG, Rodrigo Diniz.

O superintendente de Redes e Segurança da Informação da Prodemge, Bruno Moreira, também participou do lançamento do Subgrupo. “Foi uma oportunidade muito rica de troca de experiências e conhecimento com profissionais de outros governos. Essa colaboração e integração entre diversas entidades é fundamental para que possamos evoluir a maturidade de segurança da informação dos órgãos públicos”, afirmou.

 



Últimas