Seplag intensifica transformação digital dos serviços públicos com capacitação de gestores de TIC  

Secretaria realizou mais um encontro da série de treinamento. Índice de Transformação Digital do Estado atualmente é de 80%

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A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) promoveu, nesta segunda-feira (13/11), mais um encontro com os gestores da área de Tecnologia da Informação e Comunicação (TIC) que atuam em 30 órgãos e entidades do Governo de Minas. O objetivo foi capacitar os profissionais, apresentando soluções que intensificam a transformação digital dos serviços prestados pelo Estado.  

Seplag / Divulgação

O Estado disponibiliza, atualmente, 1.204 serviços no Portal MG (www.mg.gov.br). Cada serviço possui etapas específicas de realização e, juntos, eles somam 3.059 etapas, sendo 80% delas realizadas digitalmente. 

O encontro, realizado na Unidade de Atendimento Integrado (UAI) Praça Sete, foi o segundo realizado este ano para capacitar os gestores de TIC dos órgãos. Os treinamentos abordam assuntos como soluções de transformação digital, carteira nacional de identificação, inteligência artificial, automação e estratégia nacional de governo digital. 

“A capacitação busca aprimorar os processos de contratação de tecnologia do Estado, para torná-los mais aderentes às necessidades dos órgãos e entidades, garantir mais eficiência ao Governo de Minas e mais qualidade nos serviços internos, o que impacta, também, na qualidade dos serviços prestados aos cidadãos mineiros”, destacou o subsecretário de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG, Rodrigo Diniz. 

Desta vez, o treinamento contou com uma palestra sobre o uso de assinaturas eletrônicas e as possibilidades de uso da plataforma do governo federal - Gov.br, ministrada pela gestora do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Livia Ribeiro. A ferramenta, utilizada pelo Governo de Minas para login unificado no acesso aos serviços públicos, promove segurança de dados e de transações. 

Também foram abordados o Conecta.Gov – ferramenta utilizada para validar login e o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF), por exemplo – e os padrões corporativos de tecnologia que a Subsecretaria de Transformação Digital e Atendimento ao Cidadão da Seplag-MG disponibiliza para todo o estado. Os gestores apresentaram sugestões de novos registros de preços, ponderações relativas aos serviços e contratos corporativos. 

Capacitações 

Em setembro, a Seplag-MG reuniu cerca de 50 gestores de TIC no primeiro encontro da série, com o objetivo capacitar os profissionais, oferecendo conhecimentos, ferramentas e subsídios para fomentar uma estratégia e um planejamento direcionados para a aceleração da transformação digital no Estado. O treinamento foi realizado na Fundação João Pinheiro e contou com uma palestra voltada para estratégia e liderança. 

Transformação digital 

Os 1.204 serviços cadastrados no Portal MG (www.mg.gov.br) possuem, juntos, 3.059 etapas, sendo 944 de autosserviço – o cidadão consegue realizar sem acionar diretamente o órgão responsável – e 1773 digitais – o cidadão não precisa comparecer presencialmente, mas interage com um atendente em formato virtual.  

Ao todo, desde 2019, o Governo de Minas simplificou 211 serviços para os cidadãos e transformou digitalmente 228 serviços. Anteriormente, para realizar serviços como emissão de atestado de antecedentes e alteração de endereço de Carteira Nacional de Habilitação (CNH), o cidadão precisava se deslocar até uma unidade de atendimento do Estado. Hoje, esses serviços podem ser resolvidos digitalmente e sem necessidade de agendamento.



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