Seplag coordena cumprimento de projetos estratégicos para o Estado

Mesmo com a pandemia, Governo de Minas conseguiu superar metas estabelecidas

Responsável por planejar, coordenar e monitorar as ações estratégicas do Governo de Minas, a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag) realizou a gestão, durante 2020, de 107 indicadores, 25 projetos estratégicos e seis ciclos de reuniões de monitoramento com o governador Romeu Zema. Mesmo com a pandemia de covid-19, o Estado se antecipou e conseguiu superar metas estabelecidas para o próximo ano em algumas áreas.

Um dos instrumentos de planejamento do Estado que consolida princípios, diretrizes e objetivos estratégicos para desenvolvimento de Minas Gerais é o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado (PMDI), revisado ano passado para o período de 2019 a 2030. O plano definiu indicadores e metas para os anos de 2022, 2026 e 2030 nas diferentes áreas de atuação do Governo.

“Considerando os grandes desafios advindos da pandemia, que nos forçaram a fazer revisões nos projetos estaduais e adequações de fluxos de trabalho, tivemos resultados positivos em ações estratégicas desenvolvidas pelo Governo de Minas, como na atração de maior volume de investimentos, no número de títulos de regularização fundiária entregues e nos projetos beneficiados por editais do Fundo Estadual da Cultura e da Lei Estadual de Incentivo à Cultura, ações desenvolvidas pelas secretarias de Desenvolvimento Econômico (Sede), Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e Cultura e Turismo (Secult)”, garante a subsecretária de Gestão Estratégica, Beatriz Góes.

A subsecretária também destaca o cumprimento de metas estabelecidas em relação aos projetos estratégicos de responsabilidade da Seplag. “Tivemos muitos resultados positivos em 2020. No Minas Atende, por exemplo, a meta prevista para 2022 relacionada ao Índice de Transformação Digital de Serviços Públicos foi superada ainda neste ano, o que nos levou a redefinir novas metas para 2021 e 2022. No Transforma Minas, o objetivo proposto para 2020 relacionado a lideranças selecionadas também foi superado”, ressalta Beatriz Góes.

Outros projetos estratégicos de responsabilidade da Seplag são a Modernização da Gestão Orçamentária e o projeto de Recuperação e Compensação dos Desastres Minerários de Mariana e Brumadinho. Ações de articulação e resultados do trabalho pela reparação, inclusive. estão detalhados pela Seplag neste link

“A expectativa é de que, até 2022, todos os planos estabelecidos na carteira estratégica avancem ainda mais, fazendo com que o Estado de Minas Gerais continue se destacando no cenário nacional pela adoção de políticas públicas inovadoras e eficientes”, conclui Beatriz Góes.