Seplag apresenta experiências do Governo em conferência mundial de gestão pública

Secretaria mostrou como acompanha projetos prioritários e a prestação de contas em congresso em Budapeste, na Hungria

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag-MG) apresentou dois trabalhos na conferência mundial da International Research Society for Public Management, sobre administração pública, em Budapeste, na Hungria. Os artigos mostraram a experiência do Governo de Minas em monitoramento e prestação de contas de iniciativas de transformação digital e estratégias para coordenar projetos prioritários. 

Seplag / Divulgação

A edição de 2023 do congresso, que aconteceu neste mês de abril, abordou o tema "Unidos ou divididos? Valor(es) público(s), Gestão e Governança em tempos turbulentos". Foram 34 painéis temáticos discutidos por pesquisadores e professores de gestão pública de vários países. 

A Seplag-MG foi representada no evento pelos servidores Gabriela Carneiro, da Subsecretaria de Gestão Estratégica (Suges), e Victor Deleon, da Subsecretaria de Planejamento e Orçamento (Splor). 

"É muito importante que o setor público acompanhe a produção acadêmica sobre a área de Administração Pública, para aprender com experiências, reflexões e discussões atuais dos pesquisadores. Esse movimento permite a inovação, a adaptação dos processos e a incorporação de novas práticas. Além disso, o fato de outros países conhecerem o trabalho do Governo de Minas Gerais pode ser frutífero para parcerias e treinamentos", destacou Gabriela Carneiro.

Trabalhos apresentados

O artigo apresentado pela Suges no painel sobre reformas administrativas e nova gestão pública detalhou como o Estado coordenou projetos prioritários, como a construção dos Hospitais Regionais e o programa de Concessão de Parques Estaduais, entre 2019 e 2022. A servidora lembrou que alguns diferenciais foram as reuniões de monitoramento dos projetos com o governador e com os gerentes de cada iniciativa nas secretarias estaduais. Os outros autores do texto são Juliana Coelho, Ana Luiza dos Santos, Ana Carolina Cordeiro e Luís Costa.

A Seplag-MG ainda participou da conferência com um artigo sobre o acompanhamento e a prestação de contas de projetos de transformação digital executados pela pasta e financiados pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). O trabalho foi apresentado pelo especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental Victor Deleon, da Diretoria Central de Operações de Crédito, que redigiu o documento com os servidores Cássia Freitas e Bruno Silva. 

"Nosso artigo mostra como as rotinas de acompanhamento e monitoramento de projetos de governança eletrônica são bem distintas dos projetos tradicionais, como obras e compras públicas. Foi ótimo poder divulgar nosso trabalho e reforçar que a Seplag-MG busca exercer uma gestão pública de ponta em nível internacional", afirmou Victor Deleon.



Últimas