Semana do Consumidor transforma alunos em multiplicadores

Programa do Procon estadual foca nos temas alimentação saudável e direitos do consumidor

A Semana do Consumidor tem início nesta segunda-feira (11/3) e segue até o próximo domingo (17/3). Neste ano, a novidade é o lançamento, pelo Procon-MG, do programa “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas”, ação direcionada a alunos de escolas públicas e privadas.

O objetivo prático da estratégia, que tem o apoio do Governo de Minas, é estimular o consumo consciente e a alimentação saudável. Para tanto, serão desenvolvidas atividades sobre direitos do consumidor, boas práticas e hábitos alimentares, de forma que os estudantes não apenas realizem trabalhos sobre os temas, mas também se transformem em multiplicadores dentro e fora das escolas.

Dentro do propósito, está previsto na programação da Semana um bate-papo com representantes de órgãos e entidades de defesa do consumidor. Além de aprender informações básicas sobre o Código de Defesa do Consumidor (CDC), os alunos também poderão acompanhar duas ações: um clipe musical, com canções sobre alimentação saudável; e um encontro com servidores públicos e representantes da iniciativa privada para debate sobre segurança alimentar e nutricional e a defesa do consumidor.

Outras atividades também poderão ser feitas pelas escolas, como inauguração de horta escolar, exibição de filmes, apresentações variadas e atividades para discussão sobre a temática do programa.

A ação “Consumo Saudável Dentro e Fora das Escolas” é resultado de uma articulação do Procon-MG com o Governo do Estado, a União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação de Minas Gerais (Undime-MG), o Sindicato das Escolas Particulares (Sinep), as prefeituras municipais do estado, órgãos e entidades do Sistema Estadual de Defesa do Consumidor, além de outros parceiros.