Semana da Inconfidência reuniu dezenas de atividades culturais em Ouro Preto 

Durante oito dias, moradores e visitantes da cidade histórica participaram de agenda criada para relembrar movimento fundado em ideais de liberdade  

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Uma semana que entrou para a história da região dos Inconfidentes. Durante oito dias, moradores e turistas de Ouro Preto, na Região Central, se conectaram por meio de atividades inspiradas em artes, história, educação e cultura na cidade histórica. 

A Semana da Inconfidência em Conexões, promovida pelo Governo de Minas e Prefeitura de Ouro Preto, reuniu cerca de 50 atividades culturais ligadas a projetos como Festival de História, Estação das Histórias, Festival Já Raiou a Liberdade – Os Sons do Brasil, Sextas Abertas da Fundação de Arte de Ouro Preto (Faop), Eco das Artes, Escola de Música e Casa de Arte SambaPreto. Aproximadamente, 12 mil pessoas participaram das atividades, que tiveram mais de 250 profissionais envolvidos, entre artistas, técnicos e produtores. 

Seis instituições públicas de ensino de Ouro Preto, incluindo a Escola Estadual do distrito de Antônio Pereira, também receberam atrações de contação de história e oficina de música, por meio das sonoridades e ritmos do tambor. 

Pelo menos oito bairros foram conectados: Antônio Dias, Alto das Dores, Padre Faria, Alto da Cruz, Veloso, Piedade, Morro Santana e Bauxita, além do distrito de Antônio Pereira. 

Nos museus Casa dos Contos e da Inconfidência o público teve a oportunidade de conferir estreias de exposições de artistas populares como Cícero Alves dos Santos, o Véio; e de Cláudio Cretti e Bruno Cançado, respectivamente.  

Na simbólica Praça Tiradentes, a programação também contou com a Orquestra de Câmara Sesc e o show “Quatro Irmãos”, de Lô Borges, Telo Borges, Flávio Venturini e Cláudio Venturini.

A Semana da Inconfidência em Conexões teve o apoio dos parceiros Gerdau, Fundação de Arte Ouro Preto (Faop), Museu da Inconfidência, SESC, Instituto Território Criativo, Stratégia Comunicação, Sons do Brasil, Bento Produção Cultural, Planeta Cultura & Sustentabilidade, além de associações de bairros e escolas da cidade de Ouro Preto.



Últimas