Seinfra detalha ações e projetos de infraestrutura do estado no Assembleia Fiscaliza

Reunião com parlamentares abordou obras de infraestrutura, rodovias, concessões e transporte público

Mais fotos: https://bit.ly/3JzZzZQ

A reunião de prestação de contas da Secretaria de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias (Seinfra), no âmbito do Assembleia Fiscaliza, foi realizada nessa terça-feira (27/6). Coordenado pelas Comissões de Assuntos Municipais e Regionalização, e de Transporte, Comunicação e Obras Públicas da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), o encontro serviu para apresentar aos parlamentares os projetos em andamento e sanar as principais dúvidas sobre obras de infraestrutura e rodoviárias, concessões e transporte público no estado.

Em sua apresentação inicial, o secretário de Estado de Infraestrutura, Mobilidade e Parcerias, Pedro Bruno, explicou que a prioridade da pasta é promover um ambiente propício à atração de investimentos, além de reforçar as parcerias com a iniciativa privada e com os municípios. "Vamos dobrar os investimentos em obras rodoviárias em relação ao ano passado", enfatizou.

O andamento de projetos estratégicos para a agenda de infraestrutura também foi apresentado. Entre os exemplos foram citados o Rodoanel Metropolitano, que está na fase de licenciamento ambiental, e a conclusão de hospitais regionais, como o de Teófilo Otoni, no Vale do Mucuri, que já estão com obras em andamento.

Durante a reunião, os deputados aprofundaram as discussões sobre os projetos de concessões rodoviárias, apresentaram questionamentos sobre o metrô da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e elencaram os desafios para a recuperação da malha rodoviária estadual.

As discussões abordaram, ainda, outros projetos no campo da infraestrutura, como por exemplo o investimento em aeroportos regionais e no transporte sobre trilhos.

Na ocasião, o secretário Pedro Bruno destacou que é preciso intensificar a articulação política entre poder executivo, bancada federal e estadual, e assim garantir a chegada de recursos para ampliar as ferrovias em Minas.

Provias

Um dos destaques da reunião foram as obras do Provias, maior programa de recuperação de rodovias da última década.

Na apresentação, o secretário destacou a conclusão de 12 trechos de recuperação de rodovias e o início de outras 24 obras nas estradas estaduais, que vão totalizar 1,6 mil quilômetros de obras em execução.

“Temos mais de cem empreendimentos por todo o estado abarcando todas as regiões. Temos dois critérios principais de priorização de trecho. O primeiro deles é o grau de deterioração. Estamos concluindo, agora em agosto, um trabalho de escaneamento de toda nossa malha. E consideramos, nessa priorização, um olhar também para os polos de desenvolvimento do nosso estado”, explicou.

Além do secretário, a sessão também contou com a presença do diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-MG), Rodrigo Tavares, subsecretários e equipe técnica da Seinfra.