Seinfra apresenta no Assembleia Fiscaliza panorama das ações desenvolvidas no primeiro semestre

Os projetos em andamento e as entregas na área de infraestrutura e mobilidade foram detalhados durante a sessão

O secretário de Estado de Infraestrutura e Mobilidade, Fernando Marcato, participou, nessa quarta-feira (29/6), do Assembleia Fiscaliza, iniciativa do Parlamento mineiro realizada semestralmente, na qual gestores do Poder Executivo apresentam o panorama das ações em suas respectivas áreas de atuação.

ALMG / Divulgação

Na reunião, que aconteceu no auditório José Alencar da Assembleia Legislativa de Minas Gerais, um dos assuntos priorizados foram as entregas da pasta no período de 2019 a 2022, com ênfase para os últimos seis meses de gestão.

O secretário destacou o portfólio de projetos de concessão e parcerias público-privadas, com investimentos previstos de R$ 23 bilhões; o planejamento de políticas públicas para a infraestrutura de transportes e mobilidade, por meio do Plano Estratégico Ferroviário (pioneiro no País) e o Plano de Mobilidade; o apoio para a entrega de mais de 30 obras de edificações, entre unidades prisionais, escolas e de saúde; e a modernização da dinâmica de fiscalização do transporte coletivo metropolitano.

Outras entregas da Secretaria foram a celebração de convênios, no valor de R$ 177 milhões, com as prefeituras de BH e Contagem para a execução de três bacias de detenção das águas da chuva, que vão impactar nas enchentes que atingem a Avenida Tereza Cristina, na capital; e de convênios para apoio à infraestrutura dos municípios, com repasses de R$ 77 milhões.

Ainda durante sua fala inicial, o secretário enfatizou o fortalecimento e institucionalização da agenda regulatória na Seinfra, como por exemplo a proposta de criação da Agência Reguladora de Transportes de Minas Gerais, cujo projeto deve ser enviado para apreciação do Legislativo em breve.

“O Estado e a nossa Secretaria foram reconhecidos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) como um ente que adota boas práticas de regulação em infraestrutura. Esse é um reconhecimento internacional e que reflete um esforço de termos publicado um planejamento regulatório para os próximos anos, dando assim previsibilidade e transparência para o trabalho”, salientou Marcato.

Provias

A situação das rodovias que cortam o Estado e a expectativa de intervenções por parte do governo também foram temas abordados durante a reunião. O Provias, maior programa de recuperação de rodovias da última década do Governo de Minas, foi um dos destaques das abordagens.

Marcato chamou atenção para o fato da manutenção das rodovias ficarem muito tempo sem investimentos, o que fez com a deterioração da malha. O secretário detalhou que dos 99 empreendimentos contemplados pelo Programa, 60 já estão em andamento e os demais em fase final de licitação ou homologação.

Rodoanel

Ainda durante o encontro, o secretário apresentou o projeto do Rodoanel Metropolitano, cuja licitação está marcada este mês. Marcato enfatizou que durante a elaboração do projeto, o Governo de Minas promoveu um amplo processo de escuta da sociedade e de órgãos ambientais, por meio de consultas e audiências públicas, inclusive adotando sugestões apresentadas.

Marcato acrescentou que o traçado diretriz adotado no projeto é o mais curto, conveniente e inclusivo para relevantes setores econômicos e ambientais entre as alternativas estudadas, inclusive com reconhecimento de órgãos de controle do Estado.

Ferrovias

Os investimentos em ferrovias também foram pauta das discussões. O presidente da Comissão Extraordinária Pró-Ferrovias da ALMG, deputado João Leite, comentou a importância do projeto da linha ligando Varginha a Lavras, no Sul de Minas, que multiplicaria a capacidade de escoamento de sacas de café pelo porto seco de Varginha.

O secretário explicou que a exploração do trecho já está sendo tratada pela Seinfra e adiantou que dois caminhos estruturados estão em discussão.

O deputado também chamou atenção para o fato da RMBH ser a única das seis maiores regiões metropolitanas do país a não contar com essa modalidade de transporte e solicitou uma análise especial para o tema.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.