SEIMG acessível: respeito e oportunidade

Servidores com perda total ou parcial da visão fazem treinamento do sistema

Participantes com deficiência visual acompanharam o treinamento com recursos adaptados

“Respeito e oportunidade”. É assim que a servidora do Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais (TJMG), Ana Paula de Oliveira Pereira, resume a iniciativa do órgão, em parceria com a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), de oferecer ferramentas acessíveis e adaptadas aos servidores públicos com perda total ou parcial da visão.

Durante dois dias de curso, 19 servidores aprenderam a utilizar o Sistema Eletrônico de Informações (SEI) - ferramenta que processa eletronicamente documentos, expedientes e processos administrativos em entidades públicas do Estado de Minas Gerais. Com apostila em braile e o recurso de leitor de tela NDVA (sigla em inglês para “Acesso Não Visual ao Ambiente de Trabalho”), os participantes receberam treinamento completo do sistema.

“Adaptamos o SEIMG para que portadores de deficiência visual possam utilizá-lo. Nessa primeira experiência de treinamento com os recursos de NDVA, percebemos o quão importante é oferecer recursos adaptados. Todos que participaram demonstraram muita habilidade e facilidade”, aponta Edimilson Oliveira, da Central de Governança Eletrônica da Seplag.

Ana Paula, que conduziu o treinamento, conta que a primeira vez que fez o curso era a única pessoa com deficiência visual. “Meu coordenador perguntou se eu aceitaria aprender a utilizar o SEIMG. Mesmo sendo a única deficiente visual, topei o desafio. E, agora, estou ensinando. É uma alegria abrir novos caminhos para que outros servidores deficientes consigam utilizar a ferramenta que faz parte do nosso cotidiano de trabalho. Esse curso é um marco, demonstra respeito a todos nós”, ressalta a servidora do TJ.

Sobre o SEI

Lançado, em Minas Gerais, pela Seplag, em agosto de 2017, o SeiMG fez com que processos de compras, ofícios e memorandos, entre outros documentos, deixassem de ser impressos e passassem a ter tramitação exclusivamente digital.  Atualmente, o SEIMG conta com mais de 12 mil unidades cadastradas, em 64 órgãos ou entidades da administração estadual que usam a plataforma. São 51.490 usuários, além de 8.164 usuários externos, como fornecedores, representantes de prefeituras, entre outros.

Criado e cedido gratuitamente pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF4), o SEI é hoje a ferramenta oficial do governo federal para implantação do Processo Eletrônico Nacional (PEN), e vem sendo implantado em toda a administração pública. O sistema se ampara em premissas como inovação, economia do dinheiro público, transparência administrativa, compartilhamento do conhecimento produzido e sustentabilidade.