Segurança Pública visita unidades prisionais, socioeducativa e de prevenção em Governador Valadares

Giro pelo Estado tem como objetivo a melhoria contínua do trabalho nas estruturas de Segurança Pública de Minas Gerais

Trabalho itinerante busca verificar problemas e estabelecer políticas para garantir melhoria contínua de cada estrutura de segurança

O secretário de Estado de Justiça e Segurança Pública, general Mario Araujo, visitou nesta quarta e quinta-feira (28 e 29/8), unidades prisionais, socioeducativa e de prevenção à criminalidade em Governador Valadares, no Vale do Rio Doce. As visitas técnicas fazem parte de um giro pelas estruturas de segurança de todo o Estado, com o objetivo de conhecer as realidades locais, avaliar pontos de melhorias e potencializar o trabalho de custódia e ressocialização dos internos e de prevenção à criminalidade nessas localidades.

O trabalho itinerante busca verificar, no local, eventuais problemas e estabelecer políticas para garantir a melhoria contínua de cada estrutura de segurança. Durante as visitas, o secretário e sua equipe assistem, inicialmente, a uma apresentação dos dados e do perfil de cada unidade, feita pelos dirigentes. Além de um panorama geral das estruturas, os diretores apresentam demandas e pontos de atenção que precisam ser melhorados.

Centro Socioeducativo de Governador Valadares / Crédito: Divulgação/Sejusp

Em um segundo momento, a comitiva percorre as instalações físicas, verificando a estrutura da unidade e conversando com agentes e internos. Por fim, o general Araujo e sua equipe fazem uma avaliação junto à direção, apontando eventuais gargalos e indicando soluções, projetos e pontos de melhoria a serem incluídos na rotina de trabalho.

"Essas visitas geram relatórios e compromissos de ambos os lados, entre a secretaria e a unidade. Precisamos sair de cada unidade deixando-as melhor do que encontramos e reconhecemos o empenho das equipes, indicando onde é possível melhorar", ressaltou o general Araujo.

O secretário explicou, ainda, que suas visitas têm proporcionado uma visão geral dos sistemas, incluindo o conhecimento de boas práticas, que serão replicadas em todo o estado. "É um efeito em cadeia. Trabalhamos bem para vocês, para que trabalhem bem com os internos", completou o secretário.

Visitas

As visitas técnicas em Governador Valadares tiveram início na quarta-feira (28/8), na Penitenciária Francisco Floriano de Paula. A comitiva foi recebida pelo diretor-geral da unidade, Wander Barros, que é também diretor regional do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, na 8ª Região Integrada de Segurança Pública (Risp). "O olhar de fora é muito bom para que possamos aperfeiçoar nosso trabalho e crescer sempre", destacou Barros.

Na parte da tarde, o grupo visitou o Centro Socioeducativo de Governador Valadares. "Essa visita agrega ao nosso trabalho, uma vez que nos dá confiança e nos motiva a não perder de vista a nossa missão no sistema. Temos muito a melhorar, mas agora temos certeza de que estamos no caminho certo", afirmou o diretor-geral da unidade, Ayres Paula de Almeida Júnior.

Em seguida, a comitiva da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública (Sejusp) foi ao Centro de Prevenção à Criminalidade Carapina, onde conheceu mais sobre o trabalho de prevenção à criminalidade desenvolvido nos territórios do município. "A oportunidade de apresentar os quatro programas de prevenção realizados em Governador Valadares para o secretário só fortalece e dá visibilidade ao nosso trabalho, não apenas por meio de números, mas de forma qualitativa. Detalhando situações e vivências de cada território, fica mais fácil compreender o trabalho desenvolvido", ressaltou a gestora social de base local da unidade, Jaqueline de Souza Alves. "Conhecer uma base local permite conhecer a realidade da região e isso reflete em melhorias no trabalho ofertado", completou.

Na quinta-feira (29/8), o secretário fez a visita técnica no Presídio de Governador Valadares. "Essa aproximação do Estado com quem está na ponta é ótima. Quando o secretário e sua comitiva veem a nossa realidade, isso traz valorização aos servidores, além de autonomia para compartilharmos nossas mazelas e também o que dá certo", ponderou o diretor administrativo do presídio, Wellington Marciano Silveira, que está interinamente à frente da unidade.

Participaram também da comitiva da Sejusp em visita a Governador Valadares o secretário adjunto de Justiça, Gustavo Tostes; o subsecretário de Gestão Administrativa, Logística e Tecnologia, coronel Wilson Gomes da Silva Junior; o diretor-geral do Departamento Penitenciário de Minas Gerais, Rodrigo Machado; a superintendente de Políticas de Prevenção à Criminalidade, Flávia Mendes; e o superintendente de Atendimento ao Adolescente, Guilherme Rodrigues Oliveira.

Visando a uma integração cada vez maior de todo o sistema de Justiça e Segurança Pública do Estado, além dos representantes dos sistemas prisional, socioeducativo e de prevenção à criminalidade, também participaram das visitas às unidades dirigentes locais e regionais da Polícia Militar, da Polícia Civil e do Corpo de Bombeiros, além do juiz da Vara de Execuções Criminais da cidade.