Segurança Pública inicia Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas

Iniciativas de conscientização começam nesta quarta-feira (19/6) com mais de 200 ações e foco no consumo de álcool

Com o tema “Álcool, é possível vencer”, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas começa nesta quarta-feira (19/6) e vai até o dia 26/6, data em que é celebrado o Dia Mundial de Combate ao Uso de Drogas. A programação, com mais de 200 ações de sensibilização, fomentada pela Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas (Supod), conta com a realização de eventos e atividades ao longo da semana, trazendo informações sobre a dependência alcoólica e jogando luz ao debate.

Neste ano, as atividades serão desenvolvidas em parceria com o Conselho Estadual de Políticas sobre Drogas, Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), Secretaria de Estado de Educação (SEE), Guarda Municipal e Centro de Referência da Juventude de BH. Em ação inédita, clientes de bares e restaurantes serão abordados de forma lúdica para escolha do motorista da rodada.

O objetivo da Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, organizadora da semana de conscientização, é chamar a atenção para as consequências em todas as esferas sociais do uso das drogas. Além disso, a ideia é divulgar e dialogar com diversos públicos sobre os programas de prevenção do Governo do Estado.

Para a subsecretária de Políticas Sobre Drogas da Sesp, Fabiane Oliveira, o álcool continua sendo a droga com maior prevalência de consumo no país, com impactos sociais, na Saúde e na Segurança Pública. “A discussão sobre prevenção e a constante conscientização precisa ganhar destaque, para combater a ideia de banalização do álcool, por isso a escolha do tema”, diz.

Cine Comunidade

A abertura da semana de prevenção começa na tarde desta quarta-feira (19/6). O projeto “Cine Comunidade”, da Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas da Sesp, exibe o filme “A Corrente do Bem”, no Centro de Referência da Juventude, para jovens e pessoas em situação de rua.

Em seguida, será estimulada uma discussão sobre o filme, fazendo uma ligação com o tema da dependência das drogas.

Consumo Consciente, Escolha Inteligente

De quinta-feira (20/6) a segunda-feira (24/6), haverá a campanha “Consumo Consciente, Escolha Inteligente”, com ações de sensibilização em bares e restaurantes, em parceria com a Abrasel.

Os estabelecimentos que aderirem ao projeto, que busca conscientizar os frequentadores sobre o consumo consciente da bebida e da divergência entre a substância e o volante, receberão um selo com os dizeres: Empresa amiga do consumo consciente de bebida alcoólica.

O objetivo é que os garçons dos bares auxiliem, dando orientações aos consumidores. Também haverá um botton adesivo do “Motorista Amigo da Rodada”, que será distribuído aos frequentadores eleitos na roda de amigos.

Maratona da Prevenção

Neste ano, a Semana Estadual de Prevenção ao Uso de Drogas entrou para o calendário oficial da SEE. Na tarde da segunda-feira (24/6), a Sesp, por meio da Supod, em parceria com a SEE, vai promover uma maratona de prevenção ao uso e abuso de drogas, na Escola Estadual Maestro Villa Lobos, no bairro Santo Agostinho, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte.

Blitz Educativa

Já na manhã da terça-feira (25/6), a pasta desenvolverá uma blitz educativa no centro da capital, entre as avenidas Carandaí e Professor Alfredo Balena, em parceria com a Guarda Municipal de BH.

A Subsecretaria de Políticas Sobre Drogas e Coordenação de Ações de Trânsito da Sesp estará presente, abordando pedestres, dando informações sobre o tema, sobre o perigo de dirigir após o consumo e sobre programas de governo para apoio no tratamento.

Seminário

Para encerrar as atividades, haverá uma solenidade comemorativa no Dia Mundial de Prevenção (26/6), durante a tarde, na Região Centro-Sul de Belo Horizonte. O evento, que fomentará o debate sobre os impactos do uso de álcool em diferentes áreas de abordagem, trará personalidades que são referência sobre o tema.

Além dessas ações previstas para a capital, mais de 200 atividades estão previstas para o interior do estado. Em Minas Gerais, a Semana Estadual de Prevenção do Uso de Drogas foi instituída pela Lei 12.615/97 e, desde então, é um compromisso do governo desenvolver um conjunto de ações preventivas para dar visibilidade à temática e cientificar à sociedade dos resultados alcançados pelos programas e projetos desenvolvidos tanto pelo Governo de Minas quanto pelos municípios mineiros atuantes nesta área.