Segundo semestre letivo começa nesta segunda-feira

Após duas semanas de recesso, escolas estaduais mineiras retomam atividades

Crédito: Rafael Fernandes/SEE

Cerca de 2 milhões de alunos da rede estadual de ensino voltam às aulas nesta segunda-feira (29/7), em mais de 3,6 mil unidades escolares do estado. Durante o recesso escolar, muitos diretores e servidores do setor administrativo aproveitaram para reorganizar as unidades de ensino, repensar questões pedagógicas e realizar melhorias na infraestrutura das escolas.

No início do ano, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) instituiu, para toda a rede, diretrizes administrativas e pedagógicas por meio do calendário escolar unificado. Este instrumento prevê, no ano, o desenvolvimento de atividades escolares em 200 dias letivos, carga horária mínima de 800 horas para os anos iniciais do ensino fundamental e 833 horas e 20 minutos para os anos finais do ensino fundamental e ensino médio. O término do ano letivo está previsto, no calendário unificado, para o dia 13 de dezembro.

Projetos e ações

A partir desse próximo semestre a educação integral no ensino fundamental estará presente em 1.395 escolas estaduais, de 533 municípios mineiros, atendendo cerca de 64 mil alunos. Em junho, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) anunciou a ampliação da iniciativa, que já estava sendo oferecida no Estado no primeiro semestre, com uma nova matriz curricular, que articula as áreas de conhecimento e os campos integradores. Ou seja, além das disciplinas regulares da base comum, os alunos terão aulas de projeto de vida, cultura e saberes em arte, educação para cidadania, laboratório de matemática, ciências e tecnologia, por exemplo, que passam a fazer parte da matriz pedagógica.

Outra novidade é a oferta de 5,4 mil novas vagas na Rede Estadual de Educação Profissional. Serão ofertadas, neste segundo semestre, vagas para cursos como agronegócio, logística, administração, secretariado, recursos humanos, eletrônica, entre outros. Ao todo, 106 escolas estaduais vão oferecer as vagas, distribuídas em todas as 47 Superintendências Regionais de Ensino (SREs).

Formação e capacitação

Dando continuidade aos trabalhos de formação e capacitação dos profissionais da Educação, algumas agendas já estão confirmadas para este segundo semestre. Entre os dias 30 de julho e 2 de agosto, por exemplo, cerca de 980 pessoas participarão da capacitação da educação de tempo integral do ensino médio.