Seed inicia avaliação dos inscritos para edição especial do programa

Ao todo, 244 startups participam do processo. Resultado com os selecionados será divulgado em 5 de abril

Após encerrar o período de inscrição para a Edição Especial do Seed, o Governo de Minas, inicia, agora, a fase de seleção dos candidatos. A equipe técnica escolherá 60 participantes desta rodada, sendo que, do total, 54 iniciativas serão direcionadas para resolver gargalos públicos existentes. O resultado será divulgado em 5/4/2020.

Ao todo, 244 startups participam do processo. Segundo o superintendente de Inovação Tecnológica da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), Pedro Vaz, o número de inscritos superou a expectativa porque o programa especificou o perfil das startups procuradas para sanarem os desafios.

“Essa edição especial sofreu muitas mudanças, desde a exigência de CNPJ até o contexto da pandemia, que nos impediu de ir às cidades, fazendo corpo a corpo para divulgar a rodada”, afirma Pedro Vaz. De acordo com o secretário adjunto da Sede, Fernando Passalio, a mudança estrutural do programa atende à necessidade do Governo do Estado de trabalhar pontos sensíveis para uma gestão eficiente.

“Criamos critérios de seleção como: relevância para a política de desenvolvimento econômico; impacto no setor produtivo; aderência à política governamental; e factível de solução no ecossistema de inovação”, explica Passalio.

Desafios

Os desafios que mais receberam propostas foram os números 27 e 28, da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), com 16 e 18 inscritos, respectivamente. Um deles procura soluções para coletar, analisar e disponibilizar dados sobre o turista, sua experiência em Minas Gerais e sobre potenciais turistas para embasar políticas públicas. O outro é sobre melhorar a acessibilidade no turismo de forma eficiente e eficaz por meio da comunicação com o turista.

Outro desafio que também recebeu 18 inscritos foi o da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater-MG), que propõe a promoção de assistência técnica e de expansão rural digital eficiente. O objetivo é que essas mudanças possam ser avaliadas qualitativamente, com agilidade no atendimento ao agricultor familiar e economia do Governo do Estado. Um único desafio não recebeu propostas.

Cinco países e 15 estados

Os inscritos nos desafios são de cinco países: Brasil, Inglaterra, México, Suécia e Estados Unidos. No Brasil, 15 estados foram representados por startups, sendo: Minas Gerais, com o maior número de inscritos, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Espírito Santo, Goiás, Pará, Paraná, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Santa Catarina e São Paulo.

Metodologia de aceleração

A sexta edição do Seed passou por uma reformulação em pontos-chave da estrutura. Um deles é a metodologia de aceleração que permitirá ainda mais interação, networking e acessibilidade aos conteúdos.

Nesta rodada, o processo de aceleração será virtual e contará com a presença de agentes de conexão voltados exclusivamente para unir as startups aos principais players de suas respectivas áreas de atuação. Durante seis meses, as startups ficarão imersas em um ambiente dinâmico, voltado para conexões estratégicas.

Entre as práticas previstas estão mentorias personalizadas, lives com importantes agentes do ecossistema, meetups, difusão e diversas outras ações que vão contribuir para o fortalecimento das startups aceleradas.

Os dois primeiros meses serão focados no desenvolvimento dos negócios como um todo, no estabelecimento de conexões e na preparação para a banca de corte que ocorrerá no final desse período, reduzindo de 60 para 40 startups a serem aceleradas.

Nos quatro meses seguintes, a aceleração prosseguirá com o desenvolvimento dos negócios. Nessa fase, será dado um enfoque ao estabelecimento de conexões e à aplicação da solução desenvolvida pelas startups participantes.