Sedese realiza fórum estadual para discutir direitos da pessoa com deficiência

Encontro aborda a promoção da inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência no estado

Sedese / Divulgação

É realizado na próxima segunda-feira (6/5), de forma virtual e durante todo o dia, o Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais.

Organizado pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG), em conjunto com o Conselho Estadual de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais (Conped-MG), o evento reunirá representantes do poder público e da sociedade civil para discutir questões fundamentais para a inclusão e garantia de direitos das pessoas com deficiência no estado.

Com a participação de representantes de diversas entidades do poder público, como as Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), de Saúde (SES), de Educação (SEE) e outras, além de entidades da sociedade civil, o fórum será um espaço de diálogo e construção de propostas para a promoção da inclusão e acessibilidade em Minas Gerais.

O objetivo principal do fórum é adequar e aprovar as propostas originadas na Conferência Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência, realizada em 2021, além de eleger delegados para a 5ª Conferência Nacional dos Direitos da Pessoa com Deficiência.

Ao longo do dia, serão abordados temas fundamentais, como estratégias para o controle social das pessoas com deficiência, garantia de acesso às políticas públicas, financiamento dessas políticas, cidadania, acessibilidade e desafios de comunicação universal.

Esses debates visam promover reflexões e propor soluções para desafios enfrentados pela comunidade de pessoas com deficiência em Minas Gerais.

Com a participação de representantes de diferentes esferas da sociedade, o Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência de Minas Gerais pretende deliberar propostas concretas e efetivas para a melhoria da qualidade de vida dessa parcela da população.

Acesse aqui o caderno de propostas a serem aprovadas no Fórum Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência para adequação da conferência estadual.

Para participar do fórum, é necessário se inscrever pelo link https://serdh.mg.gov.br/conferencia.

Somente delegados eleitos nas conferências municipais terão direito a voz e voto. Os demais participantes deverão se inscrever como observadores.