Secult passa a administrar o Palácio da Liberdade

Evento inaugural de exposição marcou a assinatura simbólica do termo de responsabilidade

  • ícone de compartilhamento

Marco Evangelista / Imprensa MG

O Palácio da Liberdade, que é um ícone da vida política de Belo Horizonte, ganhou mais um marco em sua história. Construído para ser a sede do governo - sendo palco de grandes acontecimentos de Minas Gerais -, o espaço será integrado à gestão da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult), consolidando-se como um importante equipamento cultural voltado à população.

O Termo de Vinculação e Responsabilidade foi assinado na terça-feira (20/9), por meio de um ato simbólico, no local, onde também aconteceu a solenidade de abertura da exposição “Libertas Quae Sera Tamen: Percursos Históricos & Imaginários”, que fica em cartaz até 13/11. A assinatura da posse está prevista para a próxima semana e, assim, o Palácio da Liberdade vai deixar de ser vinculado ao Gabinete Militar do governador de Minas Gerais.

Para o secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, essa iniciativa amplia a programação cultural do estado, além de impulsionar o melhor aproveitamento desse bem histórico para ações de cultura e turismo. “O objetivo é valorizar, preservar e promover como destinos turísticos nossas riquezas culturais, históricas e naturais. Queremos colocar a cultura na centralidade”, conta o titular da pasta.

A curadoria cultural ficará por conta da Fundação Clóvis Salgado (FCS), que passa a assumir também o Circuito Liberdade. Mesmo com essa cessão, o palácio continuará recebendo embaixadores e outras autoridades, além de sediar reuniões da Secult.

Com a nova gestão, já estão previstas uma série de novidades, entre elas a abertura ao público do cinema, que existe no local e terá programação conjunta com a Sala Humberto Mauro/Palácio das Artes; exposições; abertura dos jardins, nos finais de semana, com os Dragões da Inconfidência fazendo a guarda; e edital para ocupação dos jardins, com programação especial.

Palácio em números

Desde a sua reabertura, em outubro de 2021, recebeu 13,9 mil visitantes, e de janeiro de 2022 até o momento, as visitas somam 12,2 mil. Atualmente, o Palácio da Liberdade já recebe visitas agendadas aos finais de semana. A construção histórica e todo conjunto da Praça da Liberdade são tombados pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha).

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas