Secult habilita empresas para oferta de destinos turísticos em Minas Gerais

Agências e operadores de receptivo de 34 municípios, representando 25 regiões do estado, conquistaram habilitação do Minas Recebe

  • ícone de compartilhamento

Agências e operadores de receptivo turístico de 34 municípios mineiros, representando 25 regiões turísticas do estado, conquistaram, nesta terça-feira (28/8), a Declaração de Habilitação do Programa Minas Recebe 2019. A cerimônia ocorreu foi no MM Gerdau – Museu das Minas e do Metal, no Circuito Liberdade, e a entrega da habilitação aos empresários presentes foi feita pelo secretário de Estado de Cultura e Turismo, Marcelo Matte, e pela subsecretária de Turismo, Marina Simião. 

Cerca de 60 agências de turismo receptivo do estado estiveram em Belo Horizonte, desde segunda-feira (26/8), no “Encontro Minas Recebe”, para participar de oficinas de capacitação em marketing digital e mídias sociais, em produtos turísticos, operação, mercado e cadeia de comercialização, além de painéis com casos de sucesso de empreendedores do turismo e sessões de negócios.

Crédito: Marco Evangelista/Imprensa MG

O secretário Marcelo Matte destacou o potencial do turismo associado à cultura para o desenvolvimento econômico de Minas Gerais e geração de renda, empregos e oportunidades. “O papel da Secult é capacitar os agentes turísticos, apoiar todos os envolvidos na ação da cadeia produtiva para que a ativação econômica se dê o mais rapidamente e da maneira mais efetiva possível”, afirmou.

Para o secretário, “Minas tem o maior acervo de patrimônio histórico do país, os melhores produtos, como queijo, café, azeite, cachaça e vinho, que também são produtos turísticos, e isso pode ser muito mais explorado economicamente”, completou.

Matte também abordou os eixos que a secretaria trabalha para impulsionar o turismo no estado, como “capacitação, promoção, facilitação da logística de acesso e desburocratização da atividade turística em Minas Gerais”. O secretário exemplificou, ainda, tratativas que estão em andamento entre a Secult, a Secretaria de Infraestrutura e Mobilidade e o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DEER) para eliminar burocracias restritivas ao transporte de passageiros, buscando construir acesso de qualidade entre os aeroportos e os grandes centros.

Apoio

O programa, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Cultura e Turismo, oferece às empresas habilitadas diversas ações de apoio à comercialização de destinos nos mercados nacionais e internacionais. Qualificação e capacitação dos agentes operadores, participação de reuniões técnicas para fortalecimento do setor, viagens de reconhecimento de produtos e destinos, participação em feiras e eventos profissionais são alguns exemplos de benefícios ofertados.

Na opinião de Poliana Resende, dona de uma agência de receptivo em Carrancas, no Sul de Minas, o Programa Minas Recebe é fundamental para aprimorar o trabalho dos agentes locais. “Com a troca de conhecimento, as capacitações e interações sempre muito marcantes, o Minas Recebe vem agregar e enriquecer nosso trabalho. As agências e o estado só têm a ganhar, e sabemos que as agências de receptivo são a alma do desenvolvimento turístico das localidades, imprescindíveis para diversificarmos os produtos, os roteiros, para estimular as pessoas a visitarem cada vez mais municípios de Minas Gerais”, defendeu.

Dentre as habilitadas em 2019, a maioria das agências está sediada no interior de Minas Gerais. Os produtos e contatos dos participantes são divulgados no Portal Minas Gerais, site criado e gerenciado pela Secult.



Últimas