Secretário de Saúde de Minas Gerais participa de seminário luso-brasileiro em Coimbra

Evento discutiu o sistema público de saúde brasileiro e português, com destaque para a linha de cuidado materno-infantil

SES / Divulgação

Nesta terça-feira (5/12), o secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, Fábio Baccheretti, participou do seminário Jornadas Luso-Brasileiras: Sistemas Públicos de Saúde e Políticas de Saúde, realizado em Portugal, na Universidade de Coimbra.

"Essa é uma grande oportunidade de discutirmos os desafios da linha de cuidado materno-infantil. É muito importante essa troca de experiências, inclusive com os ótimos exemplos mineiros de Bambuí, Uberlândia e Teófilo Otoni, que receberam o Prêmio Melyssa, do Ministério Público, com suas boas práticas", destacou Baccheretti, que também é o presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

Além da programação científica do Seminário, os autores dos trabalhos classificados nos três primeiros lugares apresentaram suas práticas na universidade e tiveram a oportunidade de trocar experiências com profissionais portugueses.

O evento foi marcado, ainda, pelo lançamento do e-book Projeto Mellyssa - Boas práticas no enfrentamento à mortalidade materna e infantil. O livro digital é resultado da parceria do Centro de Apoio Operacional das Promotorias de Justiça de Defesa da Saúde (CAO-Saúde) / Ministério Público de Minas Gerais com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems).

No e-book, são apresentados cinco artigos científicos e os relatos das dez práticas vencedoras do Prêmio Mellyssa de boas práticas na atenção à saúde materna e infantil.

O seminário Jornadas Luso-Brasileiras: Sistemas Públicos de Saúde e Políticas de Saúde, que teve início nessa segunda-feira (4/12), abordou temáticas como descentralização na área da saúde, assistência à saúde das mulheres e qualidade no setor da saúde.