Secretário de Saúde acompanha ampliação dos serviços do Samu e hemodiálise no estado

Dois novos helicópteros também serão incorporados à frota do SAAV

O secretário de Saúde, médico Fábio Baccheretti, fez uma visita técnica e acompanhou na última sexta-feira (12/8) a entrega de sete das últimas oito unidades (Seis Unidades de Suporte Básico e duas Unidades de Suporte Avançado) para o Samu Oeste, administrado pelo Consórcio Intermunicipal de Saúde Oeste (CIS-URG Oeste), sediado em Divinópolis. O investimento do estado foi de R$ 6 milhões para a aquisição dos equipamentos.

A partir de agora, o Consórcio vai gerir o atendimento em mais 12 municípios da região de Betim. Serão mais 300 mil pessoas beneficiadas. Na visita à sede do Samu, Baccheretti  ressaltou a importância da incorporação das novas cidades ao atendimento.

“Com boa experiência e um ótimo trabalho, o CIS-URG Oeste ajuda diariamente várias pessoas que precisam do serviço com agilidade. E é com essa experiência que vamos conseguir abranger todos os municípios do estado por meio dos Consórcios Regionais de Saúde”, disse.

O secretário anunciou ainda a aquisição de dois novos helicópteros, que serão incorporados à frota do Suporte Aéreo Avançado de Vida (SAAV), o Samu aéreo, uma parceria entre a SES e o Corpo de Bombeiros.

O secretário esteve também em Guanhães, no Vale do Rio Doce, e fez uma visita às obras de ampliação do Hospital Regional Imaculada Conceição. Nesta nova fase, serão incorporados mais 30 leitos, um centro de imagens e a ampliação da maternidade.  O hospital é referência no atendimento a 11 cidades da microrregião de Guanhães e realiza mais de 3 mil atendimentos de urgência por mês, além de 300 cirurgias, 90% deles pelo SUS em seus atuais 70 leitos.

O hospital já recebeu recursos para a aquisição de um tomógrafo, além de ter sido habilitado com nove leitos de UTI adulto, um legado da pandemia.

Novo centro de hemodiálise em Minas Novas

Na última etapa da viagem, o secretário Fábio Baccheretti esteve em Minas Novas. Com recursos de R$ 2,5 milhões repassados pelo estado, o novo Centro de Hemodiálise Dr. Túlio Pereira Jr. terá sua operação iniciada em breve.

SES / Divulgação

A unidade beneficiará 13 municípios e mais de 180 mil habitantes. Atualmente os pacientes que necessitam do serviço precisam enfrentar mais de 200 quilômetros de estrada até Diamantina, cidade da macrorregião até então habilitada para a prestação.

“Com o início do funcionamento da hemodiálise em Minas Novas, os deslocamentos não serão mais necessários, dando uma melhor qualidade de vida ao paciente, que já sofre e muito com a necessidade do tratamento, que dura em média quatro horas em três sessões semanais”, disse o secretário.

Para o paciente Geraldo Afonso, que abordou o secretário durante a visita, “esse serviço mais próximo vai me permitir passar o final de semana mais tranquilo em casa com meus filhos e a esposa”.  Geraldo faz sessões de hemodiálise às terças, quintas e sábados em Diamantina, numa viagem de pelo menos três horas de duração.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.