Secretário de Planejamento e Gestão apresenta metas do Estado na ALMG

Durante apresentação aos deputados, Otto Levy também destacou resultados do segundo quadrimestre de 2019

Secretário Otto Levy apresenta metas do aos deputados mineiros

Um relatório gerencial com as principais metas e ações do Estado foi apresentado aos deputados mineiros pelo secretário de Estado de Planejamento e Gestão, Otto Levy, no primeiro dia do “Assembleia Fiscaliza”, projeto da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), em que secretários e gestores da administração estadual prestam informações sobre as ações desenvolvidas.

Em análise referente ao segundo quadrimestre de 2019, o secretário destacou a revisão do planejamento de longo prazo do Estado, com definição de princípios, diretrizes e objetivos estratégicos.

“Na última semana, encaminhamos à Assembleia o Plano Mineiro de Desenvolvimento Integrado, no qual trabalhamos nos últimos meses. Trabalhamos em uma visão para o Estado até 2030. São 31 metas, como a geração de 600 mil empregos e a atração de R$ 150 bi, em investimentos, até 2022”, afirmou Otto Levy.

Um dos principais objetivos do governo estadual é tornar Minas Gerais o Estado mais competitivo e fácil de empreender no Brasil, garantindo atração de investimentos e geração de emprego e renda.

Na área da Educação, o secretário estabeleceu metas para que o Estado seja referência em qualidade, eficiência e oportunidade em ensino. O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) do ensino fundamental (anos finais) em Minas caiu nos últimos anos, chegando a 4,4 em 2017. A meta é que o índice seja de 5,6 em 2030. Em relação ao ensino médio, o objetivo é subir de 3,6 para 5,3.

Alô Minas

Otto Levy também falou sobre o Alô Minas, que promoverá a integração tecnológica e comunicativa entre as regiões mineiras, contemplando localidades sem cobertura de telefonia móvel em todo o estado.

O secretário alertou para a necessidade de garantir recursos para o programa, por meio do Projeto de Lei 1.024, de 2019, atualmente em tramitação na Assembleia. Com a aprovação do projeto, será possível levar tecnologia 3G para 300 novas localidades, principalmente comunidades rurais, até dezembro de 2021.

Frota

Entre os resultados apresentados aos deputados, o secretário destacou a redução de veículos da frota estadual em 5%. Os veículos locados foram reduzidos de 3.957 para 2.916, ainda com alienação de 1.080 carros antigos. As ações geraram uma economia total de R$ 23,8 milhões, inclusive com combustível e manutenção.

Transforma Minas

Na reunião, também foram apresentados números atualizados sobre o Transforma Minas, programa de gestão de pessoas do Governo de Minas Gerais que já selecionou 124 profissionais para atuarem em posições estratégicas e cargos de liderança do Estado.

No total, 148 vagas já foram disponibilizadas, com mais de 9 mil inscritos e 1,4 milhão de acessos ao site do Programa. Outras 325 oportunidades serão abertas até 2022.