Secretário de Estado de Saúde participa de evento com gestores municipais sobre oncologia em Muriaé

Encontro aconteceu na Fundação Cristiano Varella, que atua há mais de 27 anos na oncologia e possui uma área de abrangência com 200 municípios mineiros

Keila Lima

O Secretário de Estado de Saúde de Minas Gerais, o médico Fábio Baccheretti, participou nesta sexta-feira (19/5) do Encontro de Gestores da Saúde da região de abrangência do Hospital do Câncer de Muriaé, na Zona da Mata mineira. O evento aconteceu na Fundação Cristiano Varella, gestora do hospital, envolvendo os 273 municípios mineiros que são atendidos pelos serviços oncológicos da instituição, promovendo a discussão dos avanços e desafios do acesso do paciente e a troca de experiências entre gestores municipais de Saúde.

Destacando a relevância da oncologia prestada em Muriaé, Bacchereti pontuou sobre o alinhamento da instituição, município e Estado para otimizar o acesso e ou atendimento. “Temos uma parceria com o Hospital de Câncer de Muriaé para trazermos melhorias e novidades, tudo para aprimorar a jornada e a experiência do paciente oncológico. O Estado vem honrando o pagamento de uma dívida antiga com a Fundação, mas para além disso, queremos investir e, em breve, adquirir um novo equipamento de radioterapia, ultrassom e tomografia, apoiando o serviço que é prestado a milhares de mineiros anualmente”, ressaltou o secretário.

As secretarias municipais de Saúde encaminham o paciente oncológico para tratamento fora de domicílio (TFD), por isso, a importância do encontro, que buscou apresentar a estrutura, novos serviços e o planejamento da Fundação Cristiano Varella. Entre os destaques da programação tinham mesa redonda sobre prevenção, promoção e novas tecnologias da oncologia; gestão do acesso e responsabilidade compartilhada.

“O diálogo com o Estado e os gestores municipais é essencial para trocarmos experiências e mostrar todo o trabalho que realizamos, juntamente com seus potenciais. Ao ouvir as necessidades de cada município, quanto ao serviço oncológico, podemos trabalhar de forma assertiva e trazer pontos de melhorias. A presença do Secretário de Estado de Saúde traz um aprofundamento da relação da nossa instituição com o Estado, demonstrando a importância que a pasta da Saúde tem assumido em Minas Gerais”, finalizou Sérgio Henriques Dias, diretor superintendente da Fundação Cristiano Varella.

A Fundação Cristiano Varella atua há mais de 27 anos na oncologia e possui uma área de abrangência com 200 municípios mineiros. Em 2022, foram registrados 150.571 atendimentos, 117.821 consultas, 21.462 quimioterapias, 35.185 radioterapias, 8.922 internações e 9.141 cirurgias.