Secretário de Agricultura participa de evento em Passos para discutir tecnologias e alternativas ao uso de fertilizantes

Produtores rurais têm sentido o impacto do aumento dos preços desses insumos. Atualmente, o país importa 85% dos fertilizantes usados

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou da Caravana Embrapa, realizada em Passos, no Sul de Minas, no mês de julho, com a presença de cerca de 300 produtores rurais da região. Equipes da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) vêm percorrendo os principais polos agrícolas do país com o objetivo de levar ao setor produtivo soluções para problemas que afetam a agropecuária nacional.

A edição deste ano tem foco no aumento da eficiência no uso de fertilizantes e de insumos para a nutrição de plantas, visando crescimento da produtividade e economia potencial de até 20% na safra 2022/2023.

Os preços desses insumos registraram altas relevantes no Brasil, que tem uma grande dependência da importação do produto. Dentre os fatores que estimulam a alta dos preços estão a guerra entre países que possuem reservas expressivas e a conjuntura econômica imposta pela pandemia. Os embargos econômicos impostos à Rússia, por exemplo, impõem dificuldades de oferta e de logística, trazendo incertezas para todo o setor produtivo.

A proposta é que a troca de experiências e os conhecimentos compartilhados durante os eventos nas diferentes regiões mineiras possam contribuir para que o setor produtivo supere as dificuldades da crise dos fertilizantes, com a adoção de práticas e estratégias eficientes.

Durante a rodada de Passos foram abordados os temas:  “Planejando onde e quando plantar”; “Boas Práticas”, “Novos fertilizantes e insumos”, “Manejo e sustentabilidade” e “soluções digitais”.

Alternativas

Durante o encontro, o secretário Thales Fernandes destacou o esforço que vem sendo feito pelo sistema estadual da Agricultura para disponibilizar alternativas para os produtores. “Em parceria com a Epamig, estamos aprovando um projeto para fazer um estudo de remineralizadores e condicionadores de solo, como o basalto e o fósforo, para tentarmos viabilizar algumas alternativas para o produtor. Nós temos muitas alternativas, mas estávamos presos na fórmula pronta do fertilizante, deixando de enxergar outros pontos importantes no processo produtivo, como a necessidade de melhorar a estrutura do solo. Esta é a função do evento: alertar e mostrar o que pode e precisa ser mudado no dia a dia, além de apresentar alternativas eficientes para esse momento de dificuldades”, afirma.

Agronegócio mineiro

Durante o encontro, o secretário de Agricultura também destacou a importância e o bom desempenho do agronegócio mineiro. De janeiro a abril, o valor exportado pelo segmento somou US$ 4,7 bilhões, com crescimento de 49% em relação ao mesmo período de 2021. Foram embarcadas 3,8 mil toneladas de produtos, liderados pelo café, soja e o segmento de proteína animal. O Produto Interno Bruto (PIB) do agronegócio do estado está estimado em R$ 177 bilhões, com crescimento de 18,5% em relação ao período anterior. “Os números não mentem e esses dados mostram que o setor não parou, nem mesmo com as dificuldades impostas pela pandemia”, avalia.

A caravana

Criada em 2014, a Caravana Embrapa percorre diversos estados, apresentando temas e tecnologias validadas pelos pesquisadores da empresa e de diversas instituições. O projeto mobiliza parceiros públicos e privados nos principais polos agrícolas do Brasil com ações em formado híbrido, presenciais e digitais.

Em Minas Gerais, além de Passos, a Caravana Embrapa já percorreu, até o momento, os municípios de Sete Lagoas, Unaí, Patos de Minas e Uberaba. A programação do evento prevê ainda um encontro na cidade de Viçosa em agosto.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.



Últimas