Secretaria mobiliza Norte de Minas para fortalecimento de ações

Alinhamento entre SES-MG e municípios busca aprimorar o trabalho na atenção primária à saúde

A Secretaria de Estado da Saúde (SES-MG) deu início à realização de encontros com gestores e coordenadores da atenção primária à saúde do Norte mineiro, com objetivo de mobilizar trabalhadores da Estratégia Saúde da Família para reforçar os processos de trabalho.

Salinas foi a primeira microrregião contemplada, com o encontro coordenado pelo Núcleo de Atenção Primária da Regional de Saúde de Montes Claros (Napris), intitulado “Expresso Napris”. Participaram do evento, na terça-feira (24/9), secretários municipais, coordenadores de atenção primária, referências técnicas de saúde bucal, médicos e enfermeiros que integram Núcleos de Atenção à Saúde da Família (Nasf), além de representantes dos agentes comunitários dos municípios de Salinas, Novorizonte, Curral de Dentro, Fruta de Leite, Padre Carvalho, Rubelita e Santa Cruz de Salinas.

Nesta quarta-feira (25/9), o “Expresso Napris” será em Taiobeiras, com a participação de profissionais dos municípios de Berizal, Indaiabira, Montezuma, Ninheira, Rio Pardo de Minas, Santo Antônio do Retiro, São João do Paraíso e Vargem Grande do Rio Pardo. Na quinta (26/9), a primeira etapa dos encontros contemplará a microrregião de Monte Azul, com a participação dos municípios de Catuti, Espinosa, Gameleiras, Mamonas e Mato Verde.

Para a superintendente regional de Saúde de Montes Claros, Dhyeime Thauanne Pereira Marques, o alinhamento de ações entre a SES-MG e os municípios “se constitui fator primordial para o aprimoramento dos serviços prestados à população, sobretudo no segmento da atenção primária, que se constitui a porta de entrada da população no Sistema Único de Saúde (SUS). Ter nos municípios uma rede de atenção primária à saúde organizada e resolutiva possibilita a redução dos agravos e, consequentemente, diminui as demandas nos serviços de média e alta complexidade”, conclui.

Crédito: Pedro Ricardo

Segundo o coordenador do Napris, João Alves Pereira, “a iniciativa de realizar os encontros nos municípios polos de saúde, além de facilitar a participação dos profissionais, viabiliza a discussão de questões mais específicas de cada microrregião. Além disso, com grupos de trabalho menores, temos condições de definir com os municípios estratégias, de modo a fazer com que os programas já em andamento alcancem melhores resultados nos serviços prestados à população”, acrescenta.

Além do coordenador do Napris, participam dos encontros nas microrregiões as referências técnicas da Superintendência Regional de Saúde, Graciele Silva, Denise Silveira, Renata Damasceno e Marta Raquel Vieira.

Para a primeira quinzena de outubro, está prevista a realização de novos encontros do “Expresso Napris” nas microrregiões de Francisco Sá, Janaúba, Coração de Jesus, Bocaiúva e Montes Claros.

Temas

Entre os temas abordados no encontro estão: Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); promoção da saúde; apoio matricial; saúde bucal; e-SUS Atenção Básica, que é uma estratégia do Ministério da Saúde para reestruturar as informações em nível nacional; saúde do homem; e os núcleos de atenção à saúde da família.

Com adesão dos municípios de Coração de Jesus, Mamonas e Montes Claros, o programa Saúde na Hora, coordenado pelo Ministério da Saúde, é mais um dos temas abordados pelo “Expresso Napris”. A iniciativa, que já conta com a participação de 29 municípios de Minas Gerais, aumenta o repasse de recursos mensais às unidades básicas de saúde que estenderem o horário de funcionamento para o período da noite, além de permanecerem de portas abertas durante o horário de almoço e, opcionalmente, aos finais de semana. A iniciativa visa ampliar o acesso da população aos serviços da atenção primária.