Secretaria de Turismo e municípios do Circuito do Ouro articulam projetos conjuntos

Representantes de 15 prefeituras acompanharam apresentações dos programas do Estado, além de diversas pautas sobre a promoção do turismo

Aconteceu nessa quarta-feira (18/1), na Cidade Administrativa, a Reunião Técnica de Alinhamento, com foco no planejamento anual e também de boas-vindas para os gestores municipais das cidades pertencentes ao Circuito do Ouro.

Com a chegada de 11 novos gestores na região, o secretário de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur-MG), Ricardo Faria, e o presidente da Associação Circuito Turístico do Ouro, Ubiraney de Figueiredo Silva, juntamente com suas respectivas equipes, receberam os representantes de 15 municípios com uma pauta bastante interessante para o desenvolvimento econômico e turístico.

Os participantes acompanharam apresentações dos programas do Estado para o desenvolvimento do turismo nas cidades mineiras, informações sobre o Programa de Regionalização, ICMS Turístico, planos de atuação institucional e promocional da Associação Circuito do Ouro, além de projetos de gestão e incentivo ao turismo de Minas Gerais.

“Iniciamos 2017 de portas abertas para receber os municípios mineiros. Apenas por meio do diálogo vamos conseguir alinhar nossos projetos, trocar experiências e conhecer as demandas de cada cidade. Para alcançar êxito, estamos com novas iniciativas que buscam alavancar o fluxo turístico e projetar Minas Gerais”, afirma o secretário Ricardo Faria.

Os municípios presentes foram: Caeté, Barão de Cocais, Santa Bárbara, Catas Altas, Mariana, Ouro Preto, Ouro Branco, Congonhas, Itabirito, Rio Acima, Nova Lima, Sabará, Raposos, Itabira e Nova Era.

Para o presidente da Associação Circuito do Ouro, Ubiraney de Figueiredo esse encontro é uma grande oportunidade, pois cria aproximação entre Estado e prefeituras. “Essa articulação política é importante para uma compreensão sobre as políticas públicas do turismo no âmbito estadual e federal. É relevante sempre mostrar que o turismo auxilia no desenvolvimento econômico das cidades. Dessa forma, todos só têm a crescer”, conclui.