Secretaria de Saúde apresenta projetos para o período 2023-2026

Fruto de construção participativa, as 22 propostas estão alinhadas aos objetivos estratégicos do órgão

Servidores da Secretaria de Estado de Saúde participaram, nesta segunda-feira (3/7), de edição do "Cultivando Práticas”, evento com foco na promoção de boas práticas no ambiente de trabalho. No encontro voltado para gestores, os participantes foram apresentados à nova Carteira Estratégica de Projetos da Secretaria – resultado do esforço conjunto de construção de ações para o alcance dos objetivos do Novo Planejamento Estratégico 2023-2026, com a visão de tornar real o SUS ideal.

Fábio Marchetto / SES-MG

“Em abril, lançamos nossa nova visão e os objetivos estratégicos do SUS e da SES e hoje estamos apresentando 22 dos nossos 24 projetos estratégicos, fruto de uma construção muito participativa com os servidores. Esse é mais um momento importante para a SES e temos a convicção que daqui a quatro anos entregaremos à população um SUS muito mais forte”, afirmou o secretário Fábio Baccheretti.

A secretária-adjunta, Poliana Cardoso Lopes, reforçou a missão da SES-MG. “Para transformar a maneira de pensar e fazer saúde pública em Minas Gerais, é preciso fazer diferente, pensar fora da caixa”, ressaltou. “Esse não é um planejamento estratégico de site ou de gaveta. Nesses dois meses, desde o seu lançamento, ele já vem direcionando todas as nossas ações e vemos o quanto as equipes estão engajadas para cumprir os compromissos firmados. Estamos plantando muitas sementes e tenho certeza que darão muitos frutos para o SUS de Minas Gerais”, salientou.

De acordo com Lilia Gonçalves, assessora estratégica, na primeira fase do planejamento estratégico foram redefinidas a missão, visão e valores da SES-MG e os objetivos e o mapa estratégico da Secretaria para o período 2023-2026. Agora está sendo concluída a fase dois, que é a estruturação da nova carteira de projetos, definição de atores e papéis nesse contexto e criação do painel de monitoramento do planejamento estratégico.

“Nessas etapas, contamos com a participação ativa de todas as equipes em diversos formatos e agora seguimos com os grupos de trabalho temáticos para discussão das estratégias. As demais premissas adotadas foram a de incorporar inovações para superação de desafios, nos questionando o que mais poderíamos pensar para alcançar os objetivos, e o planejamento em ondas, com recorte temporal menor para avaliar o que foi feito e como foi feito, com o foco em entregas mais ágeis”, explicou.

“A próxima fase, que é a terceira, será uma fase cíclica, de execução e monitoramento dos projetos, o que nos leva às etapas de tomada de decisão e de celebração das entregas”, anunciou a assessora.

Durante o evento, os gerentes de cada um dos 22 projetos apresentaram brevemente seu escopo. Para o alcance dos objetivos SUS, estão sendo trabalhados: SUS em Redes, Atenção Primária para Todos, Vacina Mais Minas, Teleconsultoria, Peticionamento Eletrônico SAF, Visa Digital, Regulação 4.0, Transporta SUS, Opera Mais, SUS Escolha, Pontos MAC, Hospitais Regionais, Valora Minas, Linhas de Resposta Rápida e Projeto Aurora.

Já na carteira de projetos alinhados aos objetivos SES estão: SES Sempre Melhor, Rede Posso Ajudar, Conecta RH, A-B-SES-Dados, Inteligência do Gasto, Parceiros em Foco e Saúde na Mídia.

Ainda na parte da manhã desta segunda-feira, os gestores da SES assistiram à palestra “Transformar a maneira de pensar e fazer saúde pública em Minas Gerais”, com Tadeu Barros, diretor presidente do Centro de Liderança Pública. “Uma frase que gosto muito é: ‘Tudo que nasce pronto, nasce morto’. Isso nos mostra o quão importante é construir, aprimorar. Ciclos curtos geram engajamento, geram responsabilização, geram pequenas vitórias que devem ser celebradas para que, aos poucos, cada tijolo vire uma grande muralha”, destacou, referindo-se à importância do fatiamento das entregas no planejamento estratégico.

Na parte da tarde, os participantes acompanharam a palestra “Assédio Moral e Ética no Trabalho”, com Maria Fernanda Pires, do Instituto de Mediação Aplicada (IMA).

A superintendente de Gestão de Pessoas, Alice Guelber, explicou que o intuito desses encontros é o de fortalecer a equipe técnica e pensar no engajamento, compartilhando as boas práticas de gestão, principalmente com foco nas unidades regionais de saúde. “Nesse sentido, aproveito para reforçar a importância de todos os servidores e colaboradores responderem à pesquisa de satisfação, que é um espaço de comunicação e escuta, no qual fazemos a dosimetria da curva de satisfação a fim de melhorar o entrosamento entre as equipes, o ambiente e a qualidade de vida no trabalho”, concluiu.