Secretaria de Saúde abre chamamento público a instituições de ensino para estágio obrigatório do Trilhas de Futuro

Vagas compõem projeto do Governo de Minas, com integração ensino-serviço para estudantes de cursos técnicos; Instituições interessadas podem fazer suas inscrições a partir desta sexta (24/11)

Dirceu Aurélio / Imprensa MG

O Governo de Minas, por meio da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), em parceria com o Projeto Trilhas de Futuro, da Secretaria de Estado de Educação (SEE-MG), publicou nessa quinta-feira (23/11) edital para a abertura de chamamento público para inscrição de instituições de ensino visando o preenchimento de vagas para estágio obrigatório. O projeto visa fortalecer a integração ensino-serviço, proporcionando aos estudantes uma experiência prática alinhada à formação.

As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas de 24 a 30/11, direcionadas a instituições públicas e privadas de ensino técnico já credenciadas no projeto.

“Foi feito um mapeamento de postos de estágio obrigatório considerando a Secretaria como um todo, tanto o Nível Central, quanto as 28 Regionais de Saúde. A partir desse trabalho, considerando que essas entidades que já estão credenciadas pela Secretaria de Educação, as vagas de estágio serão ofertadas para aquelas que se inscreverem”, explica a superintendente de Gestão e Desenvolvimento de Pessoas da SES-MG, Alice Guelber Melo Lopes.

O preenchimento das vagas será realizado por sorteio. O cronograma e todas as informações necessárias para o processo seletivo estão disponíveis na plataforma de processos seletivos da SES-MG.

O estágio obrigatório, não remunerado, é destinado a estudantes regularmente matriculados em cursos técnicos de instituições já credenciadas no Projeto Trilhas de Futuro. “O objetivo é proporcionar aos alunos uma vivência prática alinhada com a grade curricular de seus cursos, promovendo a integração entre teoria e prática”, afirma Alice Guelber.

A formalização dos acordos está prevista para o dia 15/12, após a conclusão do processo seletivo, com as instituições selecionadas podendo firmar acordos de cooperação técnica com a SES-MG.

Alice Guelber reforça o projeto como instrumento da integração ensino-serviço, aproximando os alunos de instituições de ensino técnico das atividades práticas comuns em suas futuras profissões. “O estágio obrigatório é essencial para o cumprimento dos requisitos de carga horária e conclusão da grade curricular”.

Para realizar a inscrição, os representantes das instituições de ensino devem criar uma conta no sistema de Processos Seletivos da SES-MG, seguindo as orientações detalhadas no Manual de Inscrição.

“A SES-MG convida as instituições interessadas a participarem desse importante passo na formação dos futuros profissionais, fortalecendo a parceria entre a educação e a saúde pública em Minas Gerais”, finaliza a superintendente.

Mais informações estão disponíveis em https://www.saude.mg.gov.br/chamamentopublico.