Secretaria de Fazenda conhece projeto de mineiro finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal

Alexandre Rodrigues apresentou plataforma para monitorar royalties da mineração à equipe da SEF

Natural de Itabirito, o professor de Engenharia Alexandre de Cássio Rodrigues, 43 anos, é o único mineiro finalista do Prêmio Nacional de Educação Fiscal 2023. Ele, que concorre na categoria Tecnologia, criou uma solução de Business Intelligence (BI) que facilita o controle social dos valores que as mineradoras pagam de royalties aos governos. O Observatório Fiscal dos Royalties da Mineração é de uma linguagem cidadã que promove a transparência sobre os recursos destinados aos municípios e governos de todas as regiões do Brasil.

SEF / Divulgação

O professor Alexandre é um grande incentivador da Educação Fiscal. Ele foi o orientador do projeto de Alessandro Silva Souza, vencedor da premiação na edição de 2020. Seu aluno Alessandro conquistou o primeiro lugar na categoria Tecnologia com o projeto do aplicativo “Observatório Fiscal dos Municípios de Minas Gerais”. O App é uma ferramenta de análise e visualização de dados que facilita o controle social das finanças públicas dos governos locais.

Minas Gerais tem longa tradição no Prêmio Nacional de Educação Fiscal, criado em 2012 pela Associação Nacional das Associações de Fiscais de Tributos Estaduais (Febrafite). Ao longo desses 11 anos, o estado sempre esteve em posição de destaque, confira o histórico:

• 2020

1º lugar na categoria Tecnologia: Alessandro Silva Souza (Santa Luzia)/Projeto ”App Observatório Fiscal dos Municípios de Minas Gerais”.

3º lugar na categoria Escolas: Escola Estadual Loren Rios Feres (Araxá)/Projeto ”Liderança jovem, participação ativa. Valorização da sociedade = escola + educação fiscal + liderança".

• 2019

1º lugar na categoria Escolas: Escola Estadual Luiz Salgado Lima (Leopoldina)/Projeto ”Estudo sobre a história dos tributos e a importância dos impostos para o desenvolvimento social na contemporaneidade”.

• 2018

3º lugar na categoria Escolas: Escola Municipal Filomena de Oliveira (Curvelo)/Projeto "Conscientização fiscal – um caminho legal para a cidadania".

• 2017

1º lugar na categoria Escolas: Escola Municipal Filomena de Oliveira (Curvelo)/Projeto "Disseminadores mirins – construindo a cidadania".

• 2015

1º lugar na categoria Escolas: Escola Municipal Rosália Andrade da Glória (Congonhas)/Projeto "Gentileza gera gentileza e cidadania".

• 2013

1º lugar na categoria Instituições: Prefeitura Municipal de Barroso/Projeto "Impostos, Transparência, Participação e Prosperidade".