Secretaria de Estado recebe Comissão de Saúde da ALMG

Deputados foram apresentados à equipe da SES-MG e conheceram o novo Planejamento Estratégico da pasta para o período 2023-2026

  • ícone de compartilhamento

O secretário de Estado de Saúde, o médico Fábio Baccheretti, e o secretário de Estado Adjunto, André dos Anjos, receberam, na tarde dessa terça (11/4), oito representantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) para expor os projetos realizados ao longo dos últimos dois anos e apresentar as diretrizes e metas estabelecidas no Novo Planejamento Estratégico da Secretaria de Estado de Sáude (SES-MG) para o quadriênio 2023-2026.

Fábio Marchetto / SES-MG

A comitiva parlamentar foi composta pelo presidente da Comissão, o deputado Arlen Santiago, o vice-presidente, Doutor Wilson Batista, e pelos membros efetivos Doutor Paulo, Lucas Lasmar e Lud Falcão, além dos suplentes Grego da Fundação, Doutor Maurício e Neilando Pimenta.

Pela Secretaria, participaram do encontro os subsecretários Eduardo Prosdocimi (Vigilância em Saúde), Camila Castro (Políticas e Ações de Saúde), Juliana Ávila (Regulação), Leonan Felipe dos Santos (Inovação e Logística) e Darlan Pereira (Gestão Regional), além da chefe de gabinete, Marina Queirós Cury. Poliana Cardoso, da Assessoria Estratégica, Elisa Paschoal, da Assessoria de Parcerias em Saúde, e outros servidores envolvidos na elaboração do Planejamento Estratégico também participaram.

O secretário Fábio Baccheretti destacou a importância da visita dos deputados, que colocaram em pauta os problemas reais relacionados à saúde pública enfrentados pela população. “Foi uma conversa muito produtiva, importante e densa, em que cada um colocou o seu ponto de vista, o seu olhar e suas dificuldades em cada região, para que consigamos construir um Sistema Único de Saúde mais forte, focado, um SUS real, muito próximo do que a gente coloca como o ideal”, disse Baccheretti.

O presidente da Comissão de Saúde da ALMG elogiou os avanços da atual gestão e destacou ser preciso pensar nas políticas públicas de saúde de uma forma “macro”. Para o deputado Arlen Santiago, é de suma importância elaborar estratégias de mudança e aperfeiçoamento do SUS. “Quero parabenizar a Secretaria de Saúde e o governo de Minas pelos avanços na saúde que vêm acontecendo. Viemos ver a apresentação da Secretaria e pretendemos nos unir em uma sinergia em prol da saúde dos mineiros e do SUS”, disse o parlamentar.

Após a apresentação do Planejamento Estratégico da SES-MG para os próximos anos pelo secretário Baccheretti, os deputados fizeram apontamentos acerca das necessidades dos mineiros de suas respectivas regiões. Os parlamentares ressaltaram que, além de defender o Sistema Único de Saúde, é necessário defender seus usuários e servidores.

“Essa é a nossa visão: ‘Tornar real o SUS ideal’. E a Comissão de Saúde é composta por deputados que vão ter papel fundamental e protagonista nessa construção”, finalizou Baccheretti.



Últimas