Secretaria de Estado de Saúde e Corpo de Bombeiros lançam plano de resposta para seca

Documento atualiza protocolo de preparação e enfrentamento de situações climáticas

CBMMG / Divulgação

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), juntamente com o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), lança o “Plano de Preparação e Resposta (PPR) ao Período de Seca e Estiagem”. O documento atualiza o último "Plano de Enfrentamento e Resposta de Vigilância em Saúde Ambiental à Situação de Seca/Estiagem no Estado de Minas Gerais de 2020", feito pela Vigilância em Saúde Ambiental.

A nova versão do plano traz informações sobre os impactos da seca e estiagem em diversas áreas que acarretam consequências na saúde da população. Esse trabalho é resultado da articulação das áreas técnicas da SES-MG com o CBMMG.

Séries históricas das doenças acentuadas no período, como febre maculosa brasileira, doença diarreica aguda e agravos respiratórios, são apresentadas para correlacionar as incidências com as ocorrências de seca e estiagem.

Além disso, são trabalhadas diferentes fontes de dados que compõem o cenário do risco de desastre, como forma de enriquecer as informações de cada município na etapa de preparação para enfrentar os eventos adversos ocasionados pela seca e a estiagem.

O PPR ao Período de Seca e Estiagem reforça a ideia de integração e articulação intersetorial preconizada pelas ações de Proteção e Defesa Civil, de forma a preparar os profissionais de saúde e mitigar os impactos da seca e estiagem para a população vulnerável atingida por esses desastres.

A íntegra do documento pode ser acessada neste link.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.