Secretária de Educação se reúne com pais de alunos

Encontro teve como objetivo aproximar a rede estadual da comunidade pela melhoria do sistema de ensino

A Secretaria de Estado de Educação (SEE) convidou um grupo de pais, que têm filhos estudando em escolas da rede estadual de ensino, para compartilhar experiências e auxiliarem na construção de políticas públicas efetivas.

Crédito: Geanine Nogueira

Pensando no papel da família na melhoria da qualidade da educação pública em Minas Gerais, o encontro, na Cidade Administrativa, permitiu aos pais discutirem um pouco sobre a realidade das escolas onde seus filhos estudam e tirar dúvidas sobre iniciativas da SEE, como a Educação Integral, transporte escolar e infraestrutura das escolas. Além de responder aos questionamentos, a secretária Julia Sant’Anna apresentou o Calendário Escolar e falou sobre a importância de encontros como esse.

“Esse primeiro momento foi para nos conhecermos. É importante que a secretaria os escute, porque trabalhamos para eles. São pais presentes na vida escolar de seus filhos e conhecem as necessidades e o dia a dia das escolas. Quero compartilhar com eles as minhas dificuldades e precisaremos fazer escolhas”, destaca Julia Sant’Anna.

A ideia é que, a partir de agora, sejam realizados encontros bimestrais. “Os pais são representantes dos nossos alunos e serão porta-vozes nas suas regiões. É muito importante que a gente consiga fazer circular as boas informações e as boas decisões”, diz a secretária.

Neste primeiro encontro participaram pais de alunos da Escola Estadual Duque de Caxias, em Belo Horizonte; Escola Estadual Maria Ilidia Rezende Andrade, em Juiz de Fora; Escola Estadual Elídio da Costa Pereira, em Divinópolis; Escola Estadual Manoela Faria Soares, em Unaí; Escola Estadual Professor Plínio Ribeiro, em Montes Claros; Escola Estadual João Pinheiro, em Ituiutaba; e Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas.

Papel da família

A aproximação da família com a escola apoia o aluno e transforma a educação. “Precisamos investir mais no diálogo, mostrar as dificuldades que enfrentamos e também ouvir o que os pais têm a dizer. Essa parceria entre pais e escola é fundamental para a formação de qualidade dos nossos alunos. O diálogo é uma marca da nossa gestão”, afirma Julia Sant’Anna.

Crédito: Geanine Nogueira

Inaiara dos Santos da Silva Rodrigues é mãe do Yan Riquelme, aluno do 4º ano do ensino fundamental na Escola Estadual Maria Ilidia Rezende Andrade, em Juiz de Fora. Ela conta que já participava da vida escolar do seu filho e que agora, que compõe o grupo de pais, terá uma escuta mais sensível para as necessidades da região onde mora.

“Meu filho estuda na mesma escola que eu estudei. Conheço muita coisa da escola e estou sempre presente. Sei que o meu papel aqui é muito importante e quero contribuir. Para isso, vou começar a observar não só as coisas que acontecem na escola do meu filho, mas também a realidade do entorno”.

Pauline Rey Quesada de Souza Ferreira é mãe de três filhos: Heloisa e Pedro Augusto, que estudam em uma escola municipal, e Laura, que é estudante do 3º ano do ensino médio da Escola Estadual Judith Vianna, em Alfenas.

Moradora da Zona Rural, Pauline revela como poderá contribuir. “Foi uma reunião muito boa, que abordou tudo que os pais têm vontade de perguntar. Eu acho que vamos poder melhorar muita coisa. Eu poderei apresentar as dificuldades da minha região e, quando criticarem, poderei informar sobre o que está acontecendo”.