Secretaria de Educação promove primeiro Aulão do Enem de 2019

Estudantes da rede estadual intensificam estudos para as provas previstas para novembro

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Franciele Xavier/SEE

Com o objetivo de preparar os alunos do 3º ano do ensino médio das escolas estaduais de Belo Horizonte e da Região Metropolitana, a Secretaria de Estado de Educação (SEE) promoveu, neste sábado (18/5), o primeiro Aulão do Enem de 2019. A ação aconteceu em parceria com o Centro Universitário UNA e o Curso Preparatório Chromos.

O Aulão foi realizado no campus Barro Preto, da UNA, e os conteúdos foram repassados por professores do centro universitário e do Chromos. Os estudantes foram divididos em quatro salas e as temáticas abordadas foram “Orientações Gerais sobre o Enem”, “Financiamento, Pro-Uni, Fies e Sisu”, “Dicas de Redação” e “Ciências Naturais nas Especificidades da Física”.

Os professores explicaram os conteúdos, tiraram as dúvidas dos estudantes e os incentivaram a seguir nos estudos para as provas do Enem. “Acreditem no potencial de vocês e façam tudo com muito capricho e dedicação, principalmente nos estudos. Vocês conseguem alcançar ótimas notas se derem o melhor de vocês nessa fase”, disse o professor de “Orientações Gerais sobre o Enem”, Gustavo Assunção.

A estudante Andreia Morais Sousa, de 18 anos, é aluna do 3º ano na Escola Estadual Ellísio Carvalho de Brito, em Sabará, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, e, junto com outros 14 colegas, foi assistir às aulas no sábado. "Estou me  preparando para fazer o Enem desde o início do ano. Pretendo cursar Engenharia Mecânica. Assistir a essas aulas complementou muito meu material de estudo, tirei muitas dúvidas, principalmente na aula de ‘Dicas de Redação’. Faço outros cursos fora da escola e aqui tive acesso a conteúdos que ainda não tinha visto", disse.

Este foi o primeiro de uma série de quatro aulões programados pela SEE em parceria com as duas instituições de ensino. No entanto, os conteúdos abordados são independentes, ou seja, o estudante que não compareceu neste sábado pode fazer sua inscrição para o próximo.

De acordo com o analista educacional da Diretoria de Ensino Médio da SEE, Renato Lopes, o objetivo é reforçar o preparo dos estudantes da rede estadual para as provas do Enem.

“Percebemos a necessidade de auxiliar os nossos alunos no processo de estudos para o Enem, que atualmente é a maior porta de entrada para a maioria das universidades. É também uma maneira de a SEE estimular os estudantes da rede estadual a fazerem a prova e de mostrar a eles as possibilidades que existem por meio do Enem”, disse Renato.

As datas dos próximos aulões serão divulgadas em breve.



Últimas