Secretaria de Educação conhece experiências internacionais de avaliação em larga escala

Representantes do Governo de Minas estiveram na França e nos Países Baixos para entender técnicas e metodologias

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

A Missão Educacional Juntos Pelo Direito de Aprender, que levou secretários estaduais de Educação para conhecer a experiência em avaliação escolar da França e dos Países Baixos, concluiu suas atividades no último fim de semana. Representando a Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG), o secretário Igor de Alvarenga, juntamente com a secretária adjunta, Geniana Guimarães, participaram de visitas ao sistema educacional desses países. Patrocinada pelo Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Universidade Federal de Juiz de Fora (CAEd/UFJF) e pela Fundação Cesgranrio, a iniciativa foi promovida no âmbito do Fórum de Avaliação do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed). 

“Foi um momento de partilha, que tivemos o prazer de conhecer os processos de avaliações da Holanda e da França quanto às avaliações formativas e somativas. Vimos que nós, em Minas Gerais, estamos no caminho correto e na direção adequada. Agora temos um pouco da experiência de lá, que vamos trazer para que possamos aplicar nas avaliações que já temos, que medem diferentes indicadores educacionais”, ressaltou o secretário Igor de Alvarenga.

Na cidade de Arnhem, dos Países Baixos, a comitiva de gestores e pesquisadores foi ao Cito Institute, onde discutiu técnicas e metodologias de avaliações somativas e formativas. O Cito é uma das maiores referências em avaliação em larga escala do mundo.

A visita ao instituto somou-se às demais atividades da missão nos Países Baixos, que incluíram visita à Escola Haarlemmermeer Lyceum e conversas com representantes do Ministério da Educação dos Países Baixos e com o embaixador do Brasil no país, Paulo Roberto Caminha de Castilhos França.

Nos dias anteriores, em Paris, a equipe também pôde trocar experiências com o Ministério da Educação da França e com a Organização para a Cooperação e o Desenvolvimento Econômico (OCDE), com o objetivo de buscar instrumentos e ferramentas que apoiem as redes brasileiras a avaliar e monitorar a aprendizagem de seus estudantes.

Além dos secretários estaduais de Educação, a missão também contou com a participação de secretários municipais e representantes de outras importantes instituições educacionais. Para a coordenadora do Caed, Lina Kátia, a missão será lembrada como um movimento fundamental para a consolidação de uma cultura de avaliação em larga escala no Brasil.



Últimas