Secretaria de Cultura convoca nova reunião para discutir proteção da Serra do Curral

Conep se reunirá em 27/7 para debater portaria que prevê o tombamento do bem

imagem de destaque
  • ícone de compartilhamento

Em publicação no Minas Gerais desta quarta-feira (20/7), a Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult) convocou nova reunião do Conselho Estadual do Patrimônio Cultural (Conep) para o dia 27/7, às 14h, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais (Iepha).

A principal pauta é a discussão sobre a portaria 22/2022 do Iepha, que propõe a promoção do acautelamento preliminar da Serra do Curral e a complementação dos estudos técnicos para conclusão de dossiê para tombamento estadual do bem situado entre os municípios de Belo Horizonte, Nova Lima e Sabará, de relevante interesse cultural de Minas Gerais. 

A reunião é uma segunda tentativa do Estado em debater o assunto e promover a proteção da área. A primeira seria em reunião da Conep agendada para 13/7, mas liminar da 5ª Vara da Fazenda Pública e Autarquias da Comarca de Belo Horizonte em favor de petição feita pela Taquaril Mineração S.A. (Tamisa) retirou o tombamento da Serra do Curral da pauta da Conep.

O secretário de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) e presidente do Conep, Leônidas Oliveira, destacou a necessidade de proteção imediata à Serra do Curral.

A reunião do Conep, convocada pela presidente do Iepha, Marília Palhares Machado, também pretende dar posse aos novos membros do Conselho e debater assuntos gerais.



Últimas