Secretaria de Cidades inicia em Ituiutaba programa que vai capacitar os municípios mineiros

Prefeituras receberão habilitação técnica nas áreas de Saneamento Básico, Regularização Fundiária Urbana, Planejamento das Cidades, Consórcios Públicos, Convênios, Infraestrutura Urbana e Habitação.

imagem de destaque
Saneamento Básico e de Consórcios Públicos foram os temas abordados na oficina realizada em Ituiutaba

O Governo de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Cidades e de Integração Regional (Secir), iniciou, nesta terça-feira (3/5), em Ituiutaba, território Triângulo Norte, as reuniões da Rede de Desenvolvimento Institucional e Capacitação (REDIC). Durante o encontro, os gestores das prefeituras receberam qualificação técnica nas áreas de atuação da Secir.

Na oficina realizada em Ituiutaba foram abordadas as temáticas de Saneamento Básico e de Consórcios Públicos. O superintendente de Apoio à Cooperação Intermunicipal da Secir, Breno Longobucco, apresentou a política estadual de consórcios públicos, mostrando a legislação vigente, o processo de formatação dos consórcios e as vantagens do consorciamento intermunicipal.

Por sua vez a diretora de Desenvolvimento de Planos, Projetos e Programas de Saneamento, Valéria Nascimento, trouxe ao conhecimento dos técnicos municipais soluções para tornar mais eficientes a realização de projetos de engenharia e implementação de obras voltadas para os pilares do saneamento básico (água, esgoto, resíduos sólidos e drenagem pluvial). Também foram apresentadas as diretrizes para elaborar os Planos Municipais de Saneamento Básico

Para o subsecretário de Integração Regional da Secir, Davi Costa, que participou da abertura do evento no Triângulo Norte, a Redic é um programa do Estado que vai, por meio de oficinas de capacitações, potencializar as ações realizadas pela Secretaria de Cidades e tornar mais eficiente a execução das políticas urbanas nos municípios mineiros.

“A nossa pretensão ao criar a Redic é fortalecer a presença da Secir nos municípios, oferecendo conhecimento técnico para os prefeitos e servidores das prefeituras, uma vez que nossa pasta lida com assuntos complexos e que são de interesse das cidades, como a regularização fundiária, saneamento básico e planejamento urbano” explica o subsecretário.

A REDIC

As oficinas REDIC percorrerão os 17 territórios de desenvolvimento do Estado e irão oferecer qualificação técnica aos servidores das prefeituras mineiras nas áreas de Saneamento Básico, Regularização Fundiária Urbana, Planejamento das Cidades, Consórcios Públicos, Convênios, Infraestrutura Urbana e Habitação.

Esta iniciativa do Governo do Estado vai habilitar os técnicos municipais a elaborar projetos para captação de recursos e utilizar, de forma eficiente, os instrumentos de gestão e planejamento urbano para atender às demandas locais em questões de interesse entre o município e o Estado.

As reuniões da REDIC acontecem nas cidades que receberão os encontros da nova etapa dos Fóruns Regionais. A programação da REDIC vai proporcionar a ida do corpo técnico de todas as áreas de atuação da Secir ao interior do Estado, reforçando a intenção de aproximar o Governo de Minas Gerais da população de todas as cidades mineiras.