Secretária de Agricultura participa da Fenicafé, em Araguari

Programas do Estado, de apoio ao setor cafeeiro, são destacados durante abertura da feira

imagem de destaque
Na feira, a secretária destacou as políticas públicas voltadas para o setor cafeeiro
  • ícone de compartilhamento

A secretária de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ana Maria Valentini, participou, na terça-feira (19/3), da abertura da Feira Nacional de Irrigação em Cafeicultura (Fenicafé), em Araguari, no Triângulo Mineiro. Na feira, a secretária destacou as políticas públicas voltadas para o setor cafeeiro e a importância do município, que, segundo dados da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado de Minas Gerais (Emater), possui 15 mil hectares irrigados de café.

Crédito: Henrique Vieira

“Neste ambiente em que predomina o arrojo da iniciativa privada, cabe ao governo oferecer ferramentas para apoiar a atividade. Esse apoio se materializa em diversos programas e políticas, como o bem-sucedido programa de certificação de propriedades cafeeiras, o Certifica Minas Café, reconhecido internacionalmente. Está disponível, também, a todos os interessados o Mapeamento do Parque Cafeeiro de Minas Gerais”, citou a secretária.

O mapeamento possibilita conhecer, com maior precisão, o tamanho da área de produção, sua distribuição espacial e os atributos dos cafés de Minas, indicadores fundamentais na proposição de outras políticas pelos gestores públicos e que traz maior segurança para os diversos segmentos do café em suas ações de negócios.

O significativo avanço da qualidade do café produzido em Minas também foi lembrado por Ana Valentini. A Resolução 028, ação conjunta das secretarias de Agricultura, de Saúde e de Planejamento e Gestão, recomenda aos diversos setores da administração pública do Estado a aquisição, por licitação, de cafés com qualidade nota 73 ou acima, os chamados cafés gourmet, como forma de desenvolver e disseminar a cultura de consumo de um bom café.

Crédito: Henrique Vieira

Evento

A Fenicafé é realizada pela Associação dos Cafeicultores de Araguari (ACA) desde 1995. Neste ano, a feira faz um convite para que o participante “Conecte-se ao Futuro da Cafeicultura”, considerando que a tecnologia da cafeicultura irrigada tem trazido ganhos significativos para o setor.

Durante três dias, os visitantes terão a oportunidade de acompanhar as tendências de cultivo, plantio, manejo e colheita da cafeicultura irrigada, visitar os estandes de grandes marcas de equipamentos e conhecer novas ferramentas para potencializar a qualidade da produção.

Integram a programação o XXIV Encontro Nacional de Irrigação da Cafeicultura do Cerrado, a XXII Feira de Irrigação em Café do Brasil e o XXI Simpósio de Pesquisa em Cafeicultura Irrigada.



Últimas