Secretaria de Agricultura destaca programas estaduais de melhoria do rebanho na Feira Agrogenética em Curvelo 

Evento é uma realização do Sindicato dos Produtores Rurais e segue até sábado (22/10) no Parque de Exposições do município 

  • ícone de compartilhamento

Crédito: Diego Vargas / Seapa

A Secretaria Estadual de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) participou, nesta quarta-feira (19/10), da abertura da 3ª Feira Agrogenética, em Curvelo, região Central. Promovido pelo Sindicato dos Produtores Rurais do município, o evento segue até o próximo sábado (22/10), com programação diversificada no Parque de Exposições Antônio Ernesto de Salvo. 

Além das palestras técnicas, os visitantes poderão ver de perto os processos de produção da cadeia da carne, do leite e do grão; visitar estandes, conhecer implementos e as formas corretas de lidar com os animais. 

A programação conta também com shopping de animais, Feira Pró-Genética, estandes com empresas ligadas ao agronegócio e de equipamentos para comercialização, julgamento da raça Mangalarga Marchador e leilões. 

O secretário Thales Fernandes destacou a importância do evento para o setor agropecuário mineiro. “A genética é fundamental para aumentar a produtividade e a renda, além de garantir a qualidade dos rebanhos e, também, das nossas lavouras. A Secretaria de Agricultura e suas vinculadas (Emater-MG, Epamig e Instituto Mineiro de Agropecuária – IMA) estão juntas com a Federação da Agricultura e Pecuária de Minas Gerais (Faemg), prefeitura e demais parceiros, mostrando a força da genética em Minas Gerais”, afirma. 

Feira Pró-Genética 

Na sexta-feira (21/10), será realizada a Feira Pró-Genética, que tem a chancela do Programa de Melhoramento Genético do Rebanho de Minas Gerais (Pró-Genética). Coordenado pela Seapa e executado em parceria com a Emater-MG e as associações de criadores, o programa estadual facilita a compra de animais de alto padrão genético pelos pecuaristas nas feiras e leilões realizados pelo programa ou com o seu aval. 
“Em 2022, por meio do programa, a tecnologia da genética melhoradora foi transferida via 574 animais, beneficiando mais de 500 produtores”, detalha o Secretário de Agricultura. O programa já chancelou 40 eventos no estado, entre leilões e shoppings de animais, movimentando cerca R$11,2 milhões, neste ano.  

Ele citou, ainda, a atuação da Epamig para o desenvolvimento do setor. “São trabalhos voltados para a qualidade e o cruzamento de F1, que apoia a manutenção da qualidade dos rebanhos de Minas, que estão disponíveis e acessíveis para os produtores rurais”. 
 



Últimas