Secretaria de Agricultura de Minas participa da abertura da ExpoCachaça 2022

Mostra na Serraria Souza Pinto, em BH,  conta com 150 expositores e 160 estandes de 20 regiões produtoras da bebida genuinamente brasileira

A Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais (Seapa) participou da abertura da 31ª edição da ExpoCachaça. O evento ocorreu na quinta-feira (4/8), na Serraria Souza Pinto, em Belo Horizonte. Tradicional no estado desde 1998, a exposição vai até domingo (7/8).

Em 2022, a mostra conta com 150 expositores e 160 estandes de 20 regiões produtoras da bebida genuinamente brasileira. A organização espera por um público visitante de 15 mil a 20 mil pessoas e entre R$ 15 milhões e R$ 20 milhões em negócios, movimentados durante e após a feira, com a venda de equipamentos, serviços, insumos e produtos, no atacado e no varejo. Cerca de 800 postos de trabalho devem ser gerados diretamente.

Cássia Eponine / Seapa

Para o secretário Thales Fernandes, o retorno presencial da exposição é motivo de celebração. "A ExpoCachaça é um evento emblemático em Minas Gerais, com produtos emblemáticos para o mineiro. Nós temos tradição e as melhores cachaças do país. É uma feira que volta para fortalecer o setor e não só da cachaça, mas da cerveja artesanal, do vinho", explicou.

Já o ministro da Agricultura, Marcos Montes, destacou as potencialidades do segmento para crescer ainda mais. “Estamos na defesa da cachaça e precisamos avançar, fortemente, na presença do produto dentro do Brasil e também no exterior. Precisamos mostrar ao mundo a força da cachaça. Não é possível que um país tão forte no agro, tão forte nesse setor, tenha um volume pequeno de exportação”, disse.

O presidente da ExpoCachaça, José Lúcio Mendes, agradeceu a presença das autoridades estaduais e federais no evento e o apoio para a produção e formalização da bebida em Minas e no Brasil. “O nosso setor tem bom número de produtores formais reconhecidos no mercado, isso é fundamental, e, principalmente, produtores muito diversificados”, afirmou.

Vitrine

A Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig), vinculada à Seapa, tem um espaço próprio na ExpoCachaça, o Empório Vitrine de Tecnologias. Durante todos os dias de feira, serão expostos e comercializados azeite, vinhos e cafés.

Os produtos são feitos nos campos experimentais da empresa, como resultado direto dos estudos, inovações e tecnologias desenvolvidas nesses locais.

Cachaça em Minas

Minas Gerais é líder brasileiro em marcas do produto, totalizando 1.908 rótulos. Além disso, ocupa a primeira colocação no ranking nacional de estabelecimentos registrados, com 397 alambiques, segundo o Anuário da Cachaça 2021, do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).

Já Salinas, no Norte de Minas, ocupa a primeira colocação entre os municípios do país em número de produtores, com 25 casas de cachaça legalizadas, conforme dados do Sistema Integrado de Produtos e Estabelecimentos Agropecuários (Sipeagro), levantamento também realizado pelo Mapa.

Em relação às exportações, o estado exportou 135 mil litros da bebida, com um faturamento de US$ 753 mil, entre janeiro e junho de 2022, de acordo com dados do Ministério da Economia. Os valores representam um crescimento de 200% na receita e 70% no volume, se comparados ao primeiro semestre de 2021.

O Sistema Agricultura de Minas estimula a regularização da produção do destilado, por meio de palestras em educação sanitária, oficinas de rotulagem e seminários voltados para empreendedores do setor. A formalização permite a comercialização em todo Brasil e no exterior, possibilita a participação em concursos e garante a segurança do consumo.

*Este conteúdo foi produzido durante o período de restrição eleitoral e publicado somente após a oficialização do término das eleições.