Sebrae e Invest Minas formalizam parceria para estimular o desenvolvimento do estado

Representantes das duas instituições assinam termo de cooperação técnica no dia 10/7, em Belo Horizonte

O Sebrae Minas e a Invest Minas, Agência vinculada à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede), assinam, no dia 10/7, às 14 horas, na sede do Sebrae Minas – Avenida Barão Homem de Melo, 329 – Nova Granada - um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) com o objetivo de alinhar esforços e buscar sinergia entre projetos e ações visando ao desenvolvimento e à atração de investimentos para Minas Gerais, além da promoção dos pequenos negócios do estado por meio de qualificações em gestão, empreendedorismo, políticas públicas e inovação.

Participam do encontro de formalização do ACT o secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio; o diretor presidente da Invest Minas, João Paulo Braga; o diretor de Atração de Investimentos do órgão, Ronaldo Alexandre Barquette; o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas, Marcelo de Souza e Silva e o diretor técnico da instituição, Douglas Augusto Cabido.

A parceria entre o Sebrae e a Invest Minas prevê, entre outras iniciativas, a colaboração para redução dos custos de projetos e atividades planejados e executados por ambos, tanto setorial quanto geograficamente.

“Desde 2019, estamos tornando o ambiente de negócios mais amigável para o empreendedor que se instala em Minas, reduzindo a burocracia, simplificando normas e agilizando processos. Os resultados dessa política estão refletidos nos recordes históricos de atração de investimentos desde então. Mas podemos atrair mais empresas, principalmente se esse foco no crescimento de empresas se espalhar por todos os municípios mineiros. Essa parceria com o Sebrae, uma instituição de imensa credibilidade no país, é um passo ideal para alavancar ainda mais o desenvolvimento econômico e a geração de empregos em todas as regiões de Minas”, diz o secretário Passalio.

O diretor-presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, também espera que o acordo de cooperação renda ótimos frutos para o Estado. “A atração de investimentos depende também de aspectos locais, como legislação municipal, infraestrutura, serviços disponíveis, entre outros. Por isso, é tão importante capacitar e criar ações com os municípios para que eles se prepararem para receber esses novos investimentos. E o Sebrae vai ajudar a nortear esses gestores a trabalhar para melhorar as condições para os empreendedores nas localidades”, diz o gestor.

O trabalho em conjunto entre as duas instituições também vai priorizar a estruturação de ambientes favoráveis ao empreendedorismo e aos pequenos negócios. “O Sebrae Minas atua fortemente no desenvolvimento econômico, apoiando os municípios com soluções para o planejamento de políticas e estratégias que visam incentivar a atividade empresarial. O alinhamento de ações com a Invest Minas potencializa esse trabalho, criando condições, inclusive, de prepararmos as prefeituras mineiras nos processos de atração e captação de investimentos no âmbito do programa estadual Cidade Empreendedora”, afirma o presidente do Conselho Deliberativo do Sebrae Minas.

Além dessas frentes de trabalho, Sebrae e Invest Minas também vão identificar oportunidades para a realização de missões nacionais e internacionais que favoreçam a atração de investimentos para o estado, inclusive em projetos voltados ao desenvolvimento do turismo, além do desenvolvimento das cadeias produtivas de empresas âncora.

Sobre o Sebrae Minas

Entidade associativa de direito privado, sem fins lucrativos, instituída sob a forma de serviço social autônomo. O Sebrae oferece produtos e serviços para empreendedores em diversos estágios de desenvolvimento, ajudando a iniciar, diversificar ou ampliar a atuação dos pequenos negócios do estado. Também atua para fortalecer a cultura empreendedora, por meio da capacitação de professores e da educação de jovens, apoiando as novas gerações em suas decisões e sonhos de vida. Em outra frente, apoia os municípios mineiros com soluções para o planejamento de políticas e estratégias de desenvolvimento local e regional, visando a construção de um ambiente econômico favorável à atividade empreendedora e ao crescimento dos pequenos negócios, indo além do apoio direto ao empreendedor e à sua empresa.

Sobre a Invest Minas

A Invest Minas é a Agência de Promoção de Investimento e Comércio Exterior de Minas Gerais, sediada em Belo Horizonte. Criada em 1968, como Indi, tem a missão de desenvolver o estado por meio da atração de investimentos, apoio às empresas instaladas e promoção das exportações. Foi a primeira agência de promoção de investimento do Brasil, servindo de modelo para a criação de instituições similares em outros estados.

A agência é vinculada à Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Sede) e é mantida pela Companhia de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais (Codemig) e pelo Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG). A Invest Minas também responde como diretoria para a América do Sul da Associação Mundial de Agências de Promoção de Investimento (WAIPA, na sigla em inglês), que tem entre suas associadas as principais agências de promoção de investimentos do mundo.