Seapa apresenta balanço das ações na Assembleia Legislativa

Manutenção de serviços essenciais na pandemia e números positivos do agronegócio mineiro foram abordados

imagem de destaque
Minas Gerais terá safra recorde de grãos, estimada em 15,4 milhões de toneladas, com crescimento de 5,8% em relação à safra anterior
  • ícone de compartilhamento

A secretária de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento de Minas Gerais, Ana Maria Valentini, apresentou, nesta terça-feira (24/11), na Assembleia Legislativa, o balanço das atividades da pasta e de suas instituições vinculadas (Emater-MG,Epamig e IMA), no período de janeiro a outubro deste ano. As informações foram compartilhadas no Assembleia Fiscaliza, iniciativa do Legislativo em que os gestores do Poder Executivo apresentam as realizações dos órgãos.

Ana Valentini detalhou as ações adotadas pelo Sistema da Agricultura para o enfrentamento da pandemia de covid-19. A continuidade da prestação dos serviços públicos essenciais, como a inspeção sanitária realizado pelo IMA, foram destacados. “O serviço de inspeção não deixou de ser realizado um dia sequer em nosso estado. Esse trabalho garante a qualidade dos alimentos e a saúde da população”, frisou.

Com apoio das vinculadas, a Seapa também fez o monitoramento sistemático dos impactos na produção agropecuária e no abastecimento de alimentos. Além disso, a pasta produziu material informativo destinado aos produtores com orientações sobre prevenção à covid-19.

Concurso Emater-MG

Segundo a secretária, há um déficit de técnicos da Emater-MG nos municípios, mas com a negociação e a implantação do Programa de Desligamento Voluntário (PDV) foi possível chamar os aprovados no concurso público da Emater-MG. “Em outubro, a empresa contratou 36 profissionais e tem previsão de realizar mais 31 contratações ainda em novembro”, disse. 

Os funcionários contratados vão ocupar vagas em municípios que mantêm convênios com a empresa e que estão sem técnicos.

Integração

O estudo que está sendo realizado pelo Governo de Minas para a integração da Emater-MG e da Epamig também foi abordado. Na avaliação da secretária Ana Valentini, pesquisa, assistência técnica e extensão rural são atividades complementares e o processo tem como objetivo melhorar o serviço público, tornando mais ágil a transferência dos resultados da pesquisa para o produtor por meio do trabalho de extensão rural. 

“A Emater tem mais de mil extensionistas no campo e possui uma capilaridade maior que a Epamig. Se todos estiverem trabalhando com uma visão única, com ações coordenadas entre pesquisa e extensão, o resultado vai chegar com mais celeridade a quem precisa das soluções no campo, fortalecendo a atividade agropecuária do nosso estado”, afirmou.

Cafeicultura

As dificuldades que serão enfrentadas pelos cafeicultores na safra 2020/2021 também foram apontadas. Além da bienalidade negativa (característica da cultura que alterna safras boas e baixas), a próxima safra tem previsão de queda em decorrência da seca que já está prejudicando os cafezais mineiros.

A secretária destacou que a Seapa está em contato com o governo federal, em busca de soluções. “Uma delas é o uso de recursos do Fundo de Defesa da Economia Cafeeira (Funcafé) para renovação das lavouras prejudicadas. Também já está agendada uma audiência pública com cafeicultores das regiões afetadas pela seca”, disse.

Vinhos premiados

A premiação dos produtos desenvolvidos com a tecnologia da Epamig também foi destaque na apresentação. Inscrito pela primeira vez num concurso, o vinho experimental “Syrah Epamig” – Safra 2018 levou medalha de Ouro no Brazil Wine Challenge 2020. E as variedades de café desenvolvidas pela empresa mineira de pesquisa conquistaram as três primeiras posições no 8º Concurso de Qualidade de Cafés do Cerrado.

Números do agronegócio

Os bons números do agronegócio do estado foram apresentados aos deputados da Comissão de Agropecuária e Agroindústria. Minas Gerais terá safra recorde de grãos, estimada em 15,4 milhões de toneladas, com crescimento de 5,8% em relação à safra anterior. Esse volume coloca o estado entre os seis maiores estados produtores de grãos no ranking nacional.

No período de janeiro a outubro, as exportações do agronegócio mineiro alcançaram US$ 7,16 bilhões. O Valor Bruto da Produção (VBP) agropecuária mineira está estimado em R$ 91 bilhões para 2020, o que representa um crescimento de 23% em relação ao ano passado.

Outros resultados

Ana Valentini também destacou a emissão de 1.993 documentos pelo Programa de Certificação do Governo do Estado (Certifica Minas); 776 títulos de propriedades rurais pelo Programa de Regularização Fundiária Rural; e a vacinação de mais de 23 milhões de bovinos e bubalinos na primeira etapa contra febre aftosa. 

A secretária tratou ainda das articulações junto à Secretaria de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (Semad), com objetivo de modernizar medidas administrativas e valores de multas específicas para atividades agrossilvipastoris e agroindustrial de pequeno porte; da regulamentação da lei que dispõe sobre a produção e a comercialização dos queijos artesanais mineiros; da elaboração do Plano Queijo Minas Legal e da campanha de incentivo à compra de flores e à cadeia da floricultura.



Últimas