Saúde organiza webinário voltado para trabalhadores de Salas de Vacina

O webinário será no dia 5/7, a partir das 14h, no canal do Youtube da Escola de Saúde Pública

  • ícone de compartilhamento

Escola de Saúde Pública do Estado de Minas Gerais (ESP-MG) e a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), realizam na próxima quarta-feira, dia 5/7, a partir das 14h, no canal do Youtube da escola, o webinário “Curso de Qualificação profissional para Trabalhadores de Salas de Vacina”. Neste seminário virtual serão debatidos “O olhar regionalizado da imunização nos territórios” e  as “Estratégias para aumento de coberturas vacinais por meio da pesquisa-intervenção”. O objetivo desta atividade é divulgar e discutir estratégias voltadas para ampliação das coberturas vacinais nos territórios de Minas Gerais. 

Este webinário é destinado aos discentes do curso de mesmo nome e também a todos profissionais das salas de vacina, bem como aquelas pessoas que estão envolvidas direta ou indiretamente em atividades e processos relacionados à vacinação. Haverá emissão de certificado pela ESP-MG, mediante registro em lista de presença divulgada durante a atividade.

Serão expositoras no webinário, a professora dra. Fernanda Penido Matozinhos, do Departamento de Enfermagem Materno Infantil e Saúde Pública da Escola de Enfermagem da UFMG e líder do grupo de pesquisa NUPESV (Núcleo de Pesquisa e Estudos em Vacinação) e a enfermeira, especialista em Saúde Pública e Gestão de Emergência em Saúde Pública e co-monitora do Curso de Atualização para o Trabalhador da Sala de Vacina na Região de Teófilo Otoni, Andrea Souza Uzel Pereira.

Já a mediação será feita pela enfermeira, coordenadora do Grupo de Análise e Monitoramento da Vacinação no estado de Minas Gerais (GAMOV-MG), superintendência de Vigilância Epidemiológica da SES/MG e mestranda em Saúde Coletiva na Escola de Enfermagem da UFMG, Janaina Fonseca Almeida Souza.

Sobre a qualificação

A qualificação para trabalhadores de salas de vacina, trata-se de uma parceria da SES-MG e ESP-MG, tendo como objetivo promover a atualização/qualificação dos trabalhadores de sala de vacinas para atuarem diretamente na supervisão e monitoramento relacionados aos processos de vacinação em seus territórios, na perspectiva da Educação Permanente em Saúde. 

O conteúdo da qualificação foi integralmente construído pelos técnicos das duas instituições e o curso foi direcionado para os profissionais que trabalham em salas de vacina e essas pessoas foram selecionadas pela SES, por meio das Unidades Regionais de Saúde, em articulação com os municípios, que indicaram os profissionais.



Últimas