Saúde inaugura Sala de Situação de Controle do Sarampo

Implantação do espaço está definida no Plano de Contingência como uma das ações para reduzir cenário de risco de reintrodução do vírus da doença

  • ícone de compartilhamento

A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) inaugurou nesta segunda-feira (9/9), o Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes), uma sala de situação de controle do sarampo para monitorar a doença no estado. A sala está localizada na Secretaria de Saúde, em Belo Horizonte. Desde o início de 2019, foram notificados 310 casos suspeitos de sarampo provenientes de 110 municípios mineiros. Destes, 159 foram descartados, 138 estão sob investigação e 13 casos foram confirmados.

A sala foi criada por determinação do Comitê de Monitoramento de Eventos (CME), como parte das ações para conter o avanço dos casos de sarampo no estado. Permite que os vários setores de Saúde se reúnam de forma mais objetiva para discutir os casos, os problemas, o cenário e, assim, buscar direcionar ações e soluções adequadas.

Segundo a assessora técnica da Diretoria de Vigilância Epidemiológica da SES-MG, Rejane Letro, a sala é um espaço de discussão dos indicadores de Saúde, para avaliar a necessidade de acionamento das etapas previstas no Plano Estadual de Contingência. No espaço também se define o tempo oportuno de medidas para conter o avanço da doença.

Crédito: Marcus Ferreira

“A análise dos indicadores de Saúde relacionados à doença, o repasse de informações aos serviços e Unidades Regionais de Saúde serão mais efetivos. Isto porque a sala concentra as referências técnicas envolvidas em um só local, facilitando o contato entre profissionais da área que atuam na ponta e os profissionais do Estado que atuam no desenvolvimento das estratégias de atuação”, diz Rejane.

Além disso, estão concentrados na sala as discussões sobre os casos clínicos, o acompanhamento e o fechamento de casos especiais. O alinhamento do cenário estadual com o nacional, a articulação entre os eixos da Saúde interna e externamente, a elaboração de recomendações técnicas pertinentes em cada nível de alerta, entre outras ações.

A sala é formada profissionais do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs), Regulação, Atenção Primária, Comunicação, Assistência farmacêutica, Fundação Ezequiel Dias (Funed) e parceiros convidados de acordo com a necessidade (Especialistas do HEM, HIJP II, CIEVS BH, dentre outros).

Plano de Contingência

Em maio, diante da volta da circulação do vírus do sarampo no território nacional, a SES-MG elaborou um Plano de Contingência para Resposta às Emergências em Saúde Pública do Sarampo. O documento teve como objetivo sistematizar as ações e os procedimentos sob a responsabilidade do Estado, de modo a apoiar, em caráter complementar, as ações dos municípios.

O Plano de Contingência do Sarampo se justificou diante da necessidade da prevenção e sustentabilidade da eliminação do sarampo no território, já que o cenário no estado reforçou a importância da antecipação do governo ao enfrentamento de eventuais epidemias de sarampo.

A sala de situação está definida no Plano de Contingência como uma das ações necessárias para reduzir o cenário de risco de reintrodução do vírus do sarampo no território. Clique aqui e conheça o plano de contingência.

Saiba mais sobre a doença no link: http://www.saude.mg.gov.br/sarampo.

Funcionamento

A previsão é que a sala de situação funcionará de 8h às 17h, e com plantões conduzidos pelos profissionais do CIEVS. O espaço será desativado após 90 dias sem registro de caso ou surto da doença ou quando a cadeia de transmissão autóctone seja interrompida.



Últimas