São João del-Rei recebe Fórum de Temáticas Esportivas

Terceira edição do encontro no estado promoveu debates e discussões na área do esporte, voltados para a realidade de cada município

Mobilização para avançar com o desenvolvimento de ferramentas já implementadas pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social de Minas Gerais (Sedese-MG). Essa foi uma das diretrizes traçadas na terceira edição do Fórum de Temáticas Esportivas (Forte), realizada nos dias 27 e 28/6, na Diretoria Regional de São João del-Rei.

Sedese / Divulgação

Criado pela Subsecretaria de Esportes (Subesp), em parceria com o Conselho Regional de Educação Física (CREF) e com apoio da Associação Mineira de Municípios (AMM), o Forte visa contribuir com o aprimoramento das políticas públicas esportivas do Estado, a partir de reuniões com personagens locais que vivem a realidade de cada município.

Como nas demais edições, o primeiro dia da agenda foi dedicado à apresentação das principais políticas públicas esportivas realizadas atualmente pela Secretaria, com o intuito de mostrar aos gestores e profissionais do meio as oportunidades disponíveis para a comunidade esportiva mineira.

Egberto Melo, diretor regional da Sedese de São João del-Rei, destacou o perfil jovem e universitário da cidade que respira e vive o esporte, e considerou de extrema importância a chance de sediar o Fórum. “Já está na veia de São João del-Rei a prática do esporte pela juventude. Os secretários municipais da Regional têm muito a oferecer e se mostraram participativos na troca de experiências enriquecedoras para todos nós. O Forte é bem-vindo, nos trouxe possibilidades e aumentou nossa perspectiva de parcerias com o Estado”.

No segundo dia do evento, os participantes foram divididos em grupos para a discussão de três temáticas: Esporte Educacional, Esporte para o Desenvolvimento Social e Saúde Geral e Esporte para Excelência. Os servidores que conduziram o Fórum deram como norte para as discussões meios de se pensar melhorias para o que já vem sendo feito, além da necessidade de otimizar as políticas públicas sem perder a referência do orçamento disponível.

Mais propostas

Para o programa Bolsa Atleta, a sugestão foi estender para modalidades não olímpicas, além de implementar uma política de incentivo para os premiados nos Jogos Escolares de Minas Gerais (Jemg), mesmo sem que o atleta/estudante vá atingir níveis de alto rendimento.

Futebol Feminino

Norteados pelo Decreto Federal que obriga o fomento e apoio ao futebol feminino, a Sedese realizou pesquisa-piloto sobre a prática da modalidade em Minas Gerais. O questionário, respondido pelos participantes do Forte, deve evoluir para uma versão mais específica, trabalhada pela Subesp, que deverá ser aplicada para os gestores municipais de esporte registrados na Secretaria. A partir deste diagnóstico serão avaliadas quais políticas transversais podem ser desenvolvidas para a modalidade, considerando os direitos humanos, saúde, educação e criação de emprego e renda.